Santuário de Bom Jesus da Lapa celebra padroeiro

Teve início no dia 28 e segue até o dia 6 de agosto, na diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), a Festa do Bom Jesus, com o tema central “Bom Jesus, o Rosto Humano de Deus e o Rosto Divino do Homem” e o lema  “Quem me viu, viu o Pai” (João 14, 9).

Mais de 300 mil pessoas são aguardadas durante os dias de celebrações, entre romeiros, devotos e turistas. De acordo com a reitoria do Santuário de Bom Jesus da Lapa, desde o início de julho o local já recebe milhares de peregrinos e até o mês de novembro a “intensidade dessa manifestação da religiosidade popular” deve continuar.

Vários membros do episcopado participam da festividade. No primeiro dia da novena, 28, o bispo de Barreiras (BA) e administrador apostólico de Bom Jesus da Lapa, dom Josafá Menezes da Silva, presidiu a celebração com o tema “A concepção humana de Jesus”. No dia 29, o bispo de Palmares (PE), dom Henrique Soares da Costa, acompanhado de romeiros de sua diocese, abordou o tema “O nascimento de Jesus”.

Ainda devem participar da festa os bispos de Jequié (BA), dom José Ruy Gonçalves Lopes; de Amargosa (BA), dom João Nilton de Souza Santos; e de Itabuna (BA), dom Ceslau Stanula. O bispo de Floriano (PI), dom Valdemir Ferreira dos Santos, do regional Nordeste 4, também estará presente.

Na parte da tarde do dia 06, durante a celebração da Festa, haverá uma procissão com a imagem do Bom Jesus pelas ruas da cidade de Bom Jesus da Lapa (BA). Serão percorridos 2 km com a multidão de fiéis rezando e cantando.

A Novena do Bom Jesus é transmitida pela Web TV Bom Jesus.

Santuário

No Santuário, por ano, são celebradas um total de 1.230 missas (12 delas dedicadas especialmente aos homens, no primeiro domingo do mês, às 5h da manhã); 315 celebrações catequéticas de bênçãos dos objetos religiosos; 76 novenas e 65 celebrações de adoração ao Santíssimo Sacramento. A administração é feita pelos missionários Redentoristas.

Tags: