São José dos Campos cria Conselho das Pessoas com deficiência

A diocese de São José dos Campos (SP) conta agora com o Conselho Diocesano das Pessoas com Deficiência (CODIPED), que reúne representantes das Pastorais, Movimentos e Organismos que trabalham pastoralmente com pessoas com deficiência. Sua função será de reunir as pastorais e movimentos que trabalham com pessoas com deficiência, para um trabalho comum, troca de experiências e abertura de novas frentes de ação pastoral junto a essas pessoas. O bispo de São José dos Campos, dom Moacir Silva anunciou a criação do  na última reunião geral do clero, no dia 3 de maio, quando também nomeou o assessor do conselho, padre José Valdir Rodrigues, que é deficiente visual.

“Sabemos que não é possível termos uma única pastoral das pessoas com deficiência, por isso optamos pela organização de um Conselho formado pelas pastorais e movimentos já existentes nesse campo, a partir do qual se realize um trabalho orgânico e forte, respeitando, porém, a autonomia e especificidade de cada segmento”, explicou a carta-convite emitida pelo Centro Diocesano de Pastoral para a primeira reunião do conselho com os envolvidos com as Pastorais e Movimentos ligadas às pessoas com deficiência.

A primeira reunião deste Conselho aconteceu no dia 28 de maio, sob a coordenação do padre José Valdir Rodrigues, com a presença do padre Edinei Evaldo Batista, coordenador diocesano de pastoral e representantes da Pastoral dos Surdos, do Grupo Vem Ser Feliz (paróquia Espírito Santo), do Lar Nossa Senhora da Salete, do Movimento de Evangelização e Inclusão das Pessoas com Deficiência (MEIPED), da Catequese na diversidade (paróquia Nossa Senhora de Lourdes) e do Grupo de pais de autistas (Jacareí).

Segundo o padre José Valdir, “hoje as diversas instituições sociais estão preocupadas com as pessoas com deficiência e a Igreja não pode ser diferente, mas buscando aquilo que é sua especificidade: a evangelização”. Assim sendo, o CODIPED nasce para ser espaço de reflexão e planejamento de ações evangelizadoras para as pessoas com deficiência, isto é, com uma missão pastoral junto a essas pessoas e não para ser mais um grupo de reivindicações sociais, embora também acabe por tocar nessa dimensão, já que evangelizar é preocupar-se com bem integral da pessoa. “A missão do Conselho é ser espaço de partilha de experiências e reflexão conjunta acerca das pessoas com deficiência e suas necessidades espirituais e pastorais bem como encaminhamento de propostas para satisfazer essas necessidades”, explicou ele.

A primeira ação do Conselho acontece em julho, é o 1º Fórum das Pessoas com Deficiência da diocese de São José dos Campos. O evento está marcado para o dia 23 de julho, no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Teresinha, em São José dos Campos e abordará temas como Benefícios previdenciários do INSS, o Projeto do criador e a sociedade moderna. O evento será realizado em parceria entre o Codiped, os alunos do curso de Teologia e os da Escola de Política e Cidadania.

Tags: