São José: Esposo e Pai: sobre tudo Santo

Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP)

 

São José: Esposo e Pai: sobre tudo Santo. São José era “homem Justo”. (Mt 1,19)

Fazia o que o Senhor lhe ordenava. (Mt 1,18-25)

Comemoramos São José, principalmente no dia 19/03, mas também no dia 1º de maio. Ele é tão importante que o lembramos, segundo a tradição, semelhante, na quarta-feira. De fato, ele foi escolhido para ser o esposo de Maria – a Santíssima Mãe do Salvador – e pai adotivo de Jesus. Ele era justo, não apenas de acordo com a justiça humana, mas principalmente diante de Deus. Por isso, a Igreja, desde tempos imemoráveis o invoca como Santo. A Sagrada Família estava, seguramente, em boas mãos.

São José era trabalhador: “vir Faber” (Marceneiro)? Uns se santificam pela vida religiosa, outros pela vivência do sacerdócio ou então pelo matrimônio e vida familiar; 2.1 São José assumiu sua família, o que não foi nada fácil. Mas ele foi fiel. Nem sabemos, o ano de sua morte. Com sua profissão sustentou a Sagrada Família. Foi ao encontro do jovem Jesus, quando este havia ficado em Jerusalém iniciando sua missão. Foi com a Esposa ao encontro do filho que discutindo estava com os doutores da lei, sendo Ele (Jesus), a nova e definitiva lei. Repito: Quantos casais, ainda hoje, seguindo a Sagrada Família se santificam, protegendo a prole e entra ajudando-se, mostrando assim ser a família o grande patrimônio da humanidade. Precisamos, ainda hoje, de novos “ José e Maria” ou ao menos casais semelhantes a eles. Se a família se está esfacelando, é em grande parte, porque os vivem o matrimônio não entende ou não querem entender a grandeza da vocação a que foram chamados.

É preciso recuperar os grandes valores, da vida, da família, do trabalho e da formação Cristã. Possa São José, exemplo de homem, esposo e pai, torna-se de fato exemplo para todas as famílias e operários.

São José Rogai por nós!

 

 

 

Tags:

leia também