Se calarem a voz dos profetas!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos (RJ)

Ao entrar na cidade de Jerusalém, no famoso Domingo de Ramos, Jesus foi aclamado aos gritos e saudações jubilosas: “Hosana ao Filho de Davi”, frase que o reconhecia como Salvador e Messias. Os fariseus, escandalizados, pediram a multidão silêncio, e que se calasse, ao que Jesus respondeu: “Eu vos digo, que se eles calarem as pedras gritarão” (Lc 19, 40).

Jesus continua entrando, hoje, em nossa vida e na nossa história para fazer acontecer o seu Reino de paz, de justiça e do amor misericordioso do Pai, mas encontramos os mesmos grupos que detêm o poder intimidando as multidões e ordenando calar as lideranças conscientes. Os cenários se repetem, os crucificados pelo sofrimento das enchentes, do desemprego, da doença, do abandono e do descarte são cada vez mais, mas ao mesmo tempo sabemos pela fé e na presença do Espírito que se o grão de trigo não morrer e for enterrado não dará fruto e vida em abundância.

Na hora da paixão, da entrega generosa de Jesus, o acompanhamos através da via compassiva e dolorosa, que forja uma humanidade nova e reconciliada. É pela cruz libertadora que vencemos o ódio genocida da violência e das guerras, das injustiças e exclusões cotidianas. Enquanto o cerco da morte vai preparando a traição, a prisão e crucifixão de Jesus, o amor fala mais alto e no perdão, na ternura e misericórdia infinitas que brotam copiosamente do coração traspassado do Cordeiro Imolado.

A Semana Santa nos apresenta o maior e mais eloquente drama humano, o abismo da autodestruição e do ódio, mas brilha luminosa a graça redentora do Deus conosco que morre por todos nós, para com seu Sangue preciosíssimo resgatar a toda humanidade e a toda Criação. Aprendamos, definitivamente, que o poder não salva ninguém, que o único Messias é o Cristo Senhor que veio para servir e não ser servido e dar a sua vida para resgate de todos.

Que, na sexta feira, não gritemos para que matem o Justo e Inocente, sendo manipulados pelos novos sinédrios das redes sociais, ou nas fake news mentirosas e hediondas, mas, como São Dimas, ao lado de Jesus na Cruz, aceitemos seu perdão e seu amor Salvador. Uma semana verdadeiramente Santa, seguindo fielmente a Jesus, passo a passo, no caminho da Cruz vitoriosa e libertadora. Deus seja louvado!

 

Tags:

leia também