Secretário-executivo de Campanhas da CNBB fala sobre a escolha do tema da CF 2024: “Fraternidade e Amizade Social”

O secretário-executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jean Poul Hansen, concedeu entrevista à jornalista Izabel Fidelis, da Rádio Aliança, da arquidiocese de Brasília, sobre a Campanha da Fraternidade 2024, cuja abertura está prevista para o dia 14 de fevereiro.  Coincidindo com o tempo da quaresma, a campanha desse ano tem como tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O portal da CNBB publica aqui abaixo a entrevista.

Na entrevista, o padre Jean Poul fala também dos inúmeros projetos apoiados pela Igreja no Brasil, por meio do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), com recursos doados na Coleta Nacional da Solidariedade.  Padre Jean Poul faz um convite à leitura do texto-base da Campanha deste ano e explica que trata-se de uma proposta evangélica e eclesial para a vivência do tempo da Quaresma.

A abertura oficial da CF 2024 será na quarta-feira de cinzas, em Brasília, na sede da CNBB e também no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, no dia 18 de fevereiro, primeiro domingo da quaresma.

Ouça o que diz o padre Jean Poul Hansen sobre a CF 2024:

 

Tema da CF 2024

Cartaz da CF 2024.

De acordo com o padre Jean Poul, o tema da campanha deste ano foi escolhido dois anos antes, ou seja, no inicio de 2022. “A campanha da fraternidade há 60 anos é um projeto nacional de conversão pessoal, comunitária e social que a igreja do Brasil propõe às pessoas de boa vontade no tempo na quaresma. Aonde nenhum outro projeto da CNBB chega, a Campanha alcança”, afirma.

Ainda de acordo com o padre, a campanha lembra a importância de abordar o tema da amizade social com base na encíclica Fratelii Tutti, publicada pelo papa Francisco em outubro de 2020. De acordo com o padre Jean, o documento é precisamente “o pano de fundo de toda a reflexão da Campanha da Fraternidade de 2024”.

Os preparativos para a abertura da CF 2024 já estão em andamento. Todos os dezenove regionais da CNBB se prepararam por meio do seminário nacional ocorrido em Brasília no ano passado, onde foram formadas lideranças diocesanas a fim de chegar a reflexão da campanha a várias localidades brasileiras.

Este ano, a TV Evangelizar assumiu colaborativamente com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da CNBB a produção dos vídeos-publicitários (VTs) da CF 2024 que serão veiculados no intervalo das televisões de inspiração católica do Brasil. A rádio Catedral FM 106,7, emissora da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, assumiu fazer colaborativamente com a Ascom CNBB os “spots” para passar nos intervalos das rádios católicas do Brasil.

Onde acessar os materiais da CF 2024?

Os materiais para a CF 2024, como o cartaz, estão sendo disponibilizados no site: campanhas.cnbb.org.br

 

Tags:

leia também