O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, recebeu na manhã terça-feira, 4 de julho, representantes da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB) para uma visita institucional.
O grupo acolheu o novo secretário-geral da CNBB e reforçou a importância do diálogo institucional entre as duas organizações em vista do aprofundamento da unidade entre os presbíteros e bispos no nível nacional. Também foi conversado sobre as preocupações em torno de uma melhor qualificação da formação dos padres e da qualidade de vida dos sacerdotes.
De acordo com o secretário-geral da CNBB, a Associação, fundada em 1992, tem feito um trabalho significativo em todo Brasil na busca de ajudar os presbíteros na espiritualidade e no aprofundamento de sua vocação.
“Um grupo que de fato busca colaborar com os presbíteros de todo o Brasil e sempre se preocuparam, com certeza em trazer unidade, fortalecer os vínculos e, acima de tudo, ajudar que os nossos presbíteros tenham a consciência de sua vocação e possam servir com toda a dignidade, amor e zelo a vocação para a qual que foram chamados”, disse.

O presidente da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil, padre José Maria da Silva Ribeiro, da arquidiocese de Belém (PA), considerou a reunião muito significativa.
“Por essa identidade que temos de cuidado com o sacerdote, precisamos estar em comunhão com os bispos do Brasil porque é nas dioceses onde estamos que o cuidado precisa ser colocado em prática. A nossa visita foi mais de apresentação da diretoria para o novo secretário-geral e, ao mesmo tempo, dizer das nossas expectativas enquanto membros dessa associação que existe há 31 anos a serviço do associativismo dos presbíteros no Brasil”, destacou.
O papel da ANPB
Segundo o padre José Maria da Silva, a Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB) tem o papel de cuidar do padre em todos os aspectos, tanto no sentido do cuidado humano, da sua formação permanente e também da defesa daqueles que estão sofrendo alguma algum tipo de situação. “Então a ANPB nasceu com esse desejo de ser uma presença junto aos padres do Brasil”, enalteceu.
A ANPB criada no 4º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) é uma entidade que caminha em comunhão com a Comissão Nacional dos Presbíteros (CNP), organismo vinculado à CNBB, por meio da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. O novo assessor da comissão, padre Guilherme Maia Junior participou do encontro.
Entres os presentes, os padres Lázaro Muniz, vice-presidente da ANPB, da arquidiocese de Salvador (BA), Antônio Pablo, segundo tesoureiro, da arquidiocese da Paraíba e o padre Orcalino Lopes, da diocese de Ipameri (GO).
