Na tarde da quinta-feira, 22 de feveiro, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, recebeu a visita de representantes da Associação dos Municípios das Missões (AMM), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). Todas as instituições têm por objetivo valorizar e fortalecer o potencial das cidades históricas, turísticas e os sítios do patrimônio mundial, natural e cultural no Brasil.
Entre os participantes estavam o prefeito de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, José Roberto, que destacou temáticas regionais e do município, como é o caso do Santuário do Caaró, localizado em Caibaté (RS). O lugar homenageia a morte dos santos missionários, Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, ocorridas em 1628. Lá são recebidas milhares de pessoas em romarias e peregrinações.
Basílica menor
Segundo o prefeito, a reunião com dom Ricardo trouxe a oportunidade de buscar orientações e informações para que, no futuro, o Santuário recebe o título de Basílica Menor.
“Nós temos um santuário que já tem 90 anos e essa reunião foi importante para que nós busquemos orientações sobre como nós podemos iniciar esse projeto de fortalecimento, de ter mais orações, de ter mais pessoas confiando e acreditando na espiritualidade e na religiosidade”.
Outro ponto salientado na reunião, segundo o prefeito de São Miguel das Missões, é o apoio da Conferência para que em 2026, quando se completam 400 anos de fundação do Rio Grande do Sul e da vinda da Companhia de Jesus, os jesuítas, para que o Papa Francisco possa vir ao Brasil rezar uma missa campal.
Também participaram da reunião o prefeito de Pirapó, Auri Brandt Kochhann; o prefeito de São Nicolau, Ricardo Miguel Klein e consultores e assessores das instituições, que destacaram as missões de cada uma delas.