O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Ricardo Hoepers, recebeu na terça-feira, 27 de agosto, a segunda-dama do Brasil, dona Lu Alckmin, para uma reunião sobre o progresso do Projeto da Padaria Artesanal em Brasília até o momento e os planos para a expansão pelo país.
A segunda-dama do Brasil definiu a reunião com um momento de prestação de contas do desenvolvimento de 38 Projetos de Padaria Artesanal no Distrito Federal. “Estou muito feliz e precisava compartilhar com dom Ricardo. A Padaria Artesanal ensina, em um dia de curso, a fazer pães nutritivos, saborosos e de alto valor comercial justamente para as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse.
A parceria com a CNBB

O Centro de Convivência e Fortalecimento de vínculos “Correndo atrás de um sonho” da CNBB, no Incra 8, recebeu o kit de padaria, composto por um forno de panificação industrial, prateleiras e formas. Resta, contudo, a montagem pela equipe técnica do projeto para dar início à formação das mulheres.
Como uma das etapas de implantação, foi realizada uma formação de lideranças comunitárias em panificação em 21 de novembro de 2023, na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, em Brasília (DF).
Do projeto da CNBB participaram, a Roana Talita da Silva Souza, a Ana da Costa Dias e a Claudionice de Sousa. Elas participaram de um curso de panificação do qual participaram mulheres selecionadas de outras localidades e organizações do Distrito Federal e se tornaram multiplicadoras da formação no projeto da CNBB.
No dia 17 de maio deste ano, foi realizada uma celebração no Centro de Convivência e Fortalecimento de vínculos “Correndo atrás de um sonho” da CNBB, para marcar a formatura em panificação de 23 pessoas, sendo 22 mulheres e um homem em condições de vulnerabilidade social, que integraram as três primeiras turmas que concluíram a formação em panificação artesanal viabilizada por meio de uma parceria com a segunda-dama do Brasil.
O projeto Padaria Artesanal em Brasília e no Brasil
O Projeto Padaria Artesanal foi idealizado por dona Lu Alckmin no ano de 2001, com o objetivo de capacitar, de forma gratuita, pessoas na área de Panificação Artesanal. Durante o período em que presidiu o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo foram qualificadas mais de 100 mil pessoas.
O Projeto Padaria Artesanal tornou-se, em 2023, uma iniciativa de iniciação profissional de alcance nacional, tendo como ponto de partida a Capital do Brasil. O Projeto iniciou sua operação em Brasília no final do segundo semestre de 2023, tendo como referência a Unidade Polo instalada na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês.
Além da Unidade Polo, outras 37 (trinta e sete) Instituições aderiram ao Projeto no Distrito Federal e entorno, através da Celebração de Termo de Compromisso. Até o momento já foram formados mais de 1100 pessoas nas 38 Unidades da Padaria Artesanal. O polo da Padaria Artesanal no DF já qualificou multiplicadores de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Tocantins e Santa Catarina, todos comprometidos a levar o projeto para seus estados.

Por Willian Bonfim, com informações do Projeto Padarias Artesanais
