Semana Missionária mobiliza Arquidiocese de Olinda e Recife

A Arquidiocese de Olinda e Recife recebe de 1 a 6 de setembro a Semana Missionária que pretende acender no coração de toda a arquidiocese o ardor missionário de lançar redes em águas mais profundas e anunciar a Boa Nova. A atividade vai anteceder o 4º Congresso Missionário Nacional programado para ocorrer entre os dias 7 e 10, em Recife. A Semana será motivada pela mesma temática do Congresso: “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, e o lema: “Meu espírito exulta em Deus, meu salvador” (Lc 1, 47).

Aminadores missionários da arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Foto: Divulgação

A atividade proposta pelo arcebispo metropolitano, dom Antônio Fernando Saburido e do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) vai ser desenvolvida em todos os oito vicariatos da região. Em cada região episcopal foi escolhida uma paróquia para sediar o referido evento, que congregará todas as forças missionárias daquele vicariato.

Integrante do Comidi, a Irmã Josevânia Alves, diz que a ideia da semana é unir forças missionárias durante a atividade.

“Cada Região episcopal foi escolhida uma paróquia para a realização da ação evangelizadora que reunirá todas as forças missionárias daquele vicariato”.

Acolhida da Cruz Missionária da Evangelização na paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho (PE). Foto: Josevânia Alves

Durante a Semana Missionária, as paróquias escolhidas vão receber a Cruz Missionária da Evangelização jesuítica, principal símbolo do V Congresso Missionário Americano (CAM 5) que será realizado em 2018 na Bolívia. No ultimo dia 27, animadores de missão do Vicariato Cabo acolheram a Cruz Missionária da Evangelização na paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, Cabo de Santo Agostinho (PE) após um retiro.

Para o coordenador do Comidi na arquidiocese de Olinda e Recife, padre Rogério Silva, é uma alegria realizar esse momento importante.

“A Semana Missionária será um grande despertar para sermos cada vez mais uma Igreja em estado permanente de missão, conforme contempla o nosso Plano de Pastoral Arquidiocesano. É assim que nós devemos sair em missão, exultantes de alegria”, declarou.

O arcebispo, dom Fernando Saburido, ensina que a Igreja procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens.

“Devemos nos mirar nos próprios Apóstolos em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, pregaram a palavra da verdade e geraram as igrejas. Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que ‘a palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada’ (2 Tess. 3,1)”.

Cartaz do 4º Congresso Missionário Nacional

O 4º CMN é promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em comunhão com o Conselho Missionário Nacional (Comina) e a arquidiocese de Olinda e Recife. A expectativa é que cerca de 600 pessoas representantes dos 18 regionais da CNBB e convidados de todo o Brasil participem do Congresso.

Informações completas sobre o 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN). Acesse o site das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

Histórico

O 1º Congresso Missionário Nacional aconteceu em 2003, na arquidiocese de Belo Horizonte (MG), o 2º em Aparecida (SP), em 2008 e o 3º na cidade de Palmas (TO), em 2012. Inspirada pelo exemplo do papa Francisco, em permanente estado de saída, atendendo aos anseios dos diferentes sujeitos da missão, de diversas idades e etnias (leigos e leigas, consagrados e consagradas, padres, diáconos e bispos) a vivência missionária enfoca três eixos: Alegria do Evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo. A programação do congresso está dividida em quatro palavras: ENCONTRAR, CONTEMPLAR, DISCERNIR e COMPROMETER.

Com informações da ascom da POM e arquidiocese de Olinda e Recife

Tags: