No próximo fim de semana, dias 18 e 19, a arquidiocese de Juiz de Fora (MG) realiza o Seminário de Educação da Fé. O evento acontece no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio com o objetivo de informar a arquidiocese sobre as diversas iniciativas no campo da formação existentes na Igreja particular de Juiz de Fora. De acordo com a assessoria de imprensa da arquidiocese, “o evento é um dos reflexos do I Sínodo Arquidiocesano”.
O arcebispo, dom Gil Antônio Moreira, lembra que o tema do seminário “aparece durante as consultas do 1º Sínodo Arquidiocesano, ora como ‘riqueza’ ora como ‘lacuna’ na Arquidiocese de Juiz de Fora, por isso a ideia de se organizar o evento”, destacou.
Devem participar do Seminário todos os organismos da Igreja particular de Juiz de Fora que trabalham com formação. Além de identificar os trabalhos existentes na área, o objetivo é fortalecer e trabalhar a unidade entre eles, além de incentivar sua multiplicação.
I Sínodo Arquidiocesano
A arquidiocese de Juiz de Fora está celebrando desde o dia 13 de dezembro de 2009 o I Sínodo Arquidiocesano. Trata-se de um instrumento para refletir sobre o que de bom foi construído e o que falta construir. O tema é “Arquidiocese de Juiz de Fora: uma Igreja sempre em Missão” e o lema: “Fazei discípulos meus” (Mt 28,19).
A primeira fase do Sínodo foi encerrada no dia 21 de novembro de 2010, com missa festiva. No momento, a Igreja de Juiz de Fora está vivendo a fase de formulação do documento conclusivo. A publicação vai ser lançada no dia do padroeiro, Santo Antônio, 13 de junho de 2011.
Outras informações com o vigário para cultura educação e juventude, padre João Justino de Medeiros (32) 3239-8600.