Seminário on-line reúne envolvidos no trabalho de Animação Bíblica da Pastoral nas dioceses da Igreja no Brasil

De 21 a 23 de agosto, de forma online, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu o Seminário Nacional da Animação Bíblica da Pastoral (ABP). A iniciativa ofereceu uma reflexão a respeito do que é a Animação Bíblica da Pastoral e caminhos para sua implementação. Participaram mais de 100 pessoas entre bispos, padres e cristãos leigos envolvidos no trabalho de Animação Bíblica da Pastoral nos regionais e dioceses.  

Padre Alcione Carvalho da Silva, da arquidiocese de Santa Maria

O padre Alcione Carvalho da Silva, da arquidiocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi um dos participantes. Ele partilhou que sua experiência com o Seminário foi nova e muito válida. Para ele, a iniciativa pôde comprovar ainda mais a missão que Jesus o configura para que possa seguir sempre de acordo com a sua Palavra e ensinamentos.

“E como dizia alguns que palestravam, de não fazer uma leitura fundamentalista ou colocarmos na boca de Deus palavras que ele não disse, pensamentos que ele não realizou, mas realmente sabermos mergulhar naquilo que a Palavra de Deus nos diz, então foi um encontro muito valioso neste sentido”, contou.

Em sua realidade local, no regional Sul 3, o padre contou que o desafio maior é o de incentivar os grupos bíblicos e a animação bíblica nas pastorais a usarem mais a Bíblia, por isso, de acordo com ele, o encontro ofereceu horizontes que podem ser colocados em prática. “Mais uma vez poderemos reforçar diante dos catequistas, ainda com mais autoridade, o fato de que a catequese se fundamenta na Palavra de Deus”, disse.

Bíblia como fonte, alma e coração da ação evangelizadora

Irmã Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

A irmã Maria Aparecida Barboza, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, foi convidada a participar e a colaborar com o Seminário. Como experiência, ela contou que foi bom poder perceber os representantes diocesanos da Animação Bíblica da Pastoral buscando alimentar-se da Palavra.

Ela destacou que um dos objetivos do encontro era oferecer uma reflexão a respeito do que é a Animação Bíblica da Pastoral e, ao mesmo tempo, despertar nos participantes a consciência de que a Bíblia é a fonte, a alma, o coração de toda a ação evangelizadora.

Participar do seminário, para ela, foi de grande enriquecimento, e destacou algumas conferências realizadas como o histórico da Animação Bíblica da Pastoral e a apresentação do recente documento da CNBB, o de número 111, que trata sobre a Animação Bíblia da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias.

“Os nossos bispos foram muito felizes em acentuar neste documento que o primeiro espaço da animação bíblica da pastoral é o espaço da comunidade eclesial missionária. Pela porta das comunidades eclesiais missionárias é possível implementar a pastoral bíblica em nossa ação evangelizadora, sobretudo pela porta das comunidades da paróquia enquanto uma rede de comunidades eclesiais missionárias”.

A irmã Maria Aparecida Barboza também destacou como momento significativo a mesa redonda com as experiências de Animação Bíblica da Pastoral a partir dos pilares da formação, do anúncio e da oração. “A palavra de Deus é o coração de toda a igreja e da ação evangelizadora”, destacou.

Despertar a missão

Yves de Oliveira Fernandes Guimarães, da arquidiocese de Fortaleza

Yves de Oliveira Fernandes Guimarães, da arquidiocese de Fortaleza, declarou que o Seminário foi um despertar para a missão e uma confirmação de que se está no caminho certo como Igreja sinodal. De acordo com ele, as conferências ajudaram a ter uma visão de conjunto sobre como a Palavra de Deus deve estar presente em toda a dinâmica Pastoral como fonte para o encontro com Deus.

“No nosso cotidiano ainda vemos a articulação de discursos fundamentalistas que se baseiam nas Sagradas Escrituras e como a Animação Bíblica pode nos ajudar a corrigir essa postura, uma vez que devemos ter maior fidelidade à revelação bíblica em toda a evangelização. Por outro lado, assistimos trocas de experiências tão bonitas de como esse processo se realiza na prática, quando a Palavra de Deus chega aonde ninguém mais consegue ir, por meio da ação evangelizadora de missionários comprometidos, principalmente nos círculos bíblicos, que são um tesouro da tradição católica do Brasil.

O evento, segundo ele, deixou muitas pistas de atuação dando liberdade para adaptações em cada realidade eclesial e confirmando iniciativas que todos podem fazer em suas realidades, como a realização de Seminários como esse. “Em tudo isso o Seminário nos ajudou a perceber que a Animação Bíblica é uma tarefa de todos os que fazem a Igreja, não se restringindo a um grupo específico, mas animando todas as Pastorais e forças vivas da Igreja”.

O Seminário teve como conferências a “História da Animação Bíblico-Pastoral no Brasil”; “Círculos Bíblicos e Comunidades Eclesiais Missionárias e Mês da Bíblica: origens, frutos e perspectivas”; “Documento 111″ e  “Experiências de ABP segundo os eixos da formação, anúncio e oração e a Carta aos Efésios”.

 

Tags: