O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promoveu, entre os dias 28 e 30 de março, em Rio do Oeste (SC), o Seminário sobre Reforma Política, voltado para as coordenações das Pastais Sociais e lideranças de Movimentos Sociais.
O bispo de Joaçaba (SC) e referencial das Pastorais Sociais no Regional, dom Mário Marquez, participou do encontro, que foi coordenado pelo secretário executivo do Regional, Ademir Freitas.
Duas propostas de iniciativa popular foram apresentadas. A primeira é a articulação para o Plebiscito Popular por uma Constituinte Soberana e Exclusiva pela Reforma Política.
A segunda iniciativa apresentada é a campanha de coleta de assinaturas organizada pela Coalização Democrática pela Reforma Política, da qual a CNBB faz parte, e que levará ao Congresso Nacional um projeto de lei de inciativa popular que propõe mudanças no sistema eleitoral, como a proibição do financiamento de campanha por empresas; adoção do sistema eleitoral de voto em listas pré-ordenadas, no qual o eleitor vota primeiramente no partido e depois em um dos nomes da lista pré-ordenada; a regulamentação dos instrumentos de participação popular previstos no artigo 14 da Constituição Federal de 1988; e a modificação da legislação para democratizar o processo eleitoral.
As resoluções da 5ª Semana Social Estadual também foram apresentadas durante o seminário.
O membro da equipe de assessores da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, padre Nelito Dornelas, esteve presente nos debates.