Seminário sobre Acordo Brasil Santa Sé é realizado em Pernambuco

 A solenidade de abertura do Seminário sobre o Acordo Brasil – Santa Sé contou com a presença do arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno, que refletiu sobre a importância que eventos como este têm para a Igreja. Em seu pronunciamento, dom Damasceno citou ainda que o processo que antecedeu a assinatura do acordo resguardou a livre prática do catolicismo no Brasil.

O Seminário sobre o Acordo Brasil Santa Sé teve início ontem, 17, no Campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Trata-se de uma iniciativa da arquidiocese de Olinda e Recife (PE) e do regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Estiveram presentes na abertura do evento o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello;  o arcebispo de Olinda e Recife e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, dom Antônio Fernando Saburido; o bispo auxiliar de Olinda e Recife, dom Antônio Tourinho; o bispo emérito de Palmares, dom Genival Saraiva de França; o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens; além do assessor canônico da CNBB, frei Evaldo Xavier; e do monsenhor Thomas Grizza. Bispos, padres, religiosas, professores e estudantes de diversos cursos também acompanharam a abertura.

As palavras iniciais ficaram a cargo do padre Pedro Rubens que deu as boas-vindas aos participantes  em nome de toda a comunidade acadêmica da Universidade Católica. Em seguida, dom Fernando Saburido resumiu a intensa participação do clero arquidiocesano em momentos históricos do Brasil e de Pernambuco. “Toda a história de lutas em defesa da Igreja só confirma a importância deste seminário que iremos estudar” acrescentou.

Seminário

O primeiro seminário de estudos sobre o acordo Brasil Santa Sé ocorreu em outubro de 2013 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Estão previstos ainda, outros quatro seminários, com a mesma temática, nas seguintes cidades: Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

Nesta edição, destaques para os temas: “Proteção cultural dos bens eclesiásticos, bens tombados e patrimônio histórico”, que será trabalhado pelo bispo de Petrópolis (RJ), dom Gregório Paixão; “Ensino Religioso nas escolas públicas”, que será abordado pelo procurador do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da União dos Juristas Católicos do Rio de Janeiro; e os “Efeitos civis de sentenças eclesiásticas em matéria matrimonial”, que será tratado pelo juiz federal e professor da Unicap, Ubiratan de Couto Maurício.

Com informações do regional Nordeste 2

Tags: