Reunidos na Paraíba desde a última segunda-feira (11), os Seminaristas do Brasil participam do 4° Congresso Missionário Nacional dos Seminaristas. Juntos, refletem o tema “Missão ‘ad gentes’ na formação de Seminaristas” inspirados pela palavra de Deus “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1, 8).
O encontro anima e aprimora a formação Missionária dos futuros presbíteros no Brasil, e de modo especial, no Maranhão, fazendo com que todos tenham a consciência de que a missão é a natureza da Igreja, onde a missão da Igreja é ser a Igreja da missão. Em terras paraibanas, convivendo e partilhando com uma grande parcela dos Seminaristas, formadores, bispos, padres, freiras e leigos do Brasil, os formandos Maranhenses revigoram suas energias e impulsionam-se para a missão “ad gentes” na formação.
Do regional Nordeste 5 participam 10 seminaristas, e o padre Paulo Celso, reitor do seminário da diocese de Pinheiro e diretor espiritual do COMISE do regional Nordeste 5.
Gabriel Camberimba, seminarista da diocese de Imperatriz, participa pela primeira vez do congresso, e destaca, sobretudo, os momentos de reflexões sobre as diversas realidades vividas pelos seminaristas, conforme sua região.
“Estamos reunidos aqui neste congresso para discutir e entender, contemplar esses novos desafios que enfrentamos na missão, em nossa formação seminarística. Estar aqui, sobretudo, reunidos todos os seminaristas do Brasil inteiro de várias realidades diferentes sobre a sua escuta, sobre esse contemplar da missão em nossas realidades”, afirmou.
Confira a notícia na íntegra no site do regional Nordeste 5.