Nesta quinta-feira, 31 de julho, às 16h, o Setor Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB realiza uma live especial com o tema “Edificar igrejas para celebrar os mistérios da nossa fé”. A transmissão será ao vivo no canal da Edições CNBB, no YouTube, e retoma o caminho formativo online, após o Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra (ENAAS).

A iniciativa busca aprofundar a reflexão sobre como os espaços litúrgicos podem fortalecer a vivência da fé nas comunidades e será conduzida por duas especialistas: irmã Virgínia Aparecida dos Santos, artista sacra, e Regina Machado Steurer, arquiteta com atuação em arquitetura sacra. As convidadas compartilharão experiências e aprendizados a partir das inspirações do Encontro Nacional de Goiânia.
Segundo a assessora do Setor Espaço Litúrgico, Raquel Tonini, as lives fazem parte do Plano Pastoral da CNBB (2023-2027) e têm o objetivo de ampliar o acesso à formação litúrgica.
“Queremos oferecer um conteúdo que envolva comissões regionais e diocesanas, arquitetos, engenheiros, artistas, agentes de pastoral e profissionais ligados à construção, adequação e restauração de igrejas”, explica.
O título da live, inspirado na missão da Igreja, ressalta a importância de criar espaços dignos e adequados para a assembleia celebrante, sujeitos da ação litúrgica.
“O espaço se define pela ação litúrgica realizada e deve oferecer um ambiente de nobre simplicidade, que favoreça o rito, simbolize o mistério celebrado e fomente a participação ativa dos fiéis”, afirma Raquel.
A retomada das atividades formativas online no segundo semestre dá continuidade ao tema do 15º ENAAS – Espaço Litúrgico e Piedade Popular. A proposta é promover o amadurecimento do conteúdo vivenciado no encontro e contribuir para a formação litúrgica da Igreja no Brasil.
Raquel destaca que o tema é urgente diante de desafios concretos nas comunidades. O alerta está também no texto “Assuntos de Liturgia”, apresentado na 61ª Assembleia Geral da CNBB, pela Comissão: “Um espaço celebrativo desajustado das opções da reforma litúrgica dificulta imensamente a vida celebrativa das comunidades”. A reflexão recorda ainda a importância da centralidade do altar, da dignidade do ambão e da fidelidade às orientações da Instrução Geral do Missal Romano e outros documentos litúrgicos.
A live propõe, assim, um olhar renovado para a relação entre fé, espaço e arte, à luz do Concílio Vaticano II e do apelo do Papa por uma formação litúrgica profunda e urgente. Participe e aprofunde sua compreensão sobre como a arte e a arquitetura podem expressar a beleza e o mistério da fé cristã:
