Simpósio ecumênico encerra nesta sexta-feira, em Jundiaí

A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encerra hoje, 22, o 2º Simpósio de Formação Ecumênica e o 13º Encontro de Professores de Ecumenismo. O encontro contou com a participação de 75 pessoas e aconteceu na Casa São Carlos, em Jundiaí (SP).

Entre os participantes católicos estavam padres, religiosos, leigos e os bispos Dom José Alberto Moura [presidente da Comissão para o Ecumenismo e Diálogo Interreligioso]; e dom Oneres Marchiori [membro do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos].

Outras confissões religiosas cristãs também participaram, entre elas, as Igrejas Metodista, Anglicana, do Evangelho Quadrangular, Presbiteriana. Todos os participantes são ligados às iniciativas ecumênicas em suas atividades de ação pastoral.

De acordo com o assessor da Comissão para o Ecumenismo, padre Elias Wolf, o evento teve dois objetivos principais. “Refletir os cem anos do movimento ecumênico fazendo uma avaliação da caminhada e identificando os desafios atuais. Refletir também a relação entre ecumenismo e evangelização nos âmbitos histórico, teológico, pastoral e espiritual”, afirmou o assessor.

Foi frisada, durante o encontro, a necessidade de intensificar o processo de formação ecumênica nos agentes de pastoral da Igreja Católica e das demais Igrejas. Padre Elias lembra que esse encontro deve ser direcionada aos ministros ordenados nas Igrejas, uma vez que cabe a eles a responsabilidade de orientar o processo de evangelizar nas comunidades.

Tags: