Simpósio Ecumenismo e Missão encerra com celebração ecumênica

Terminou no domingo, 24, o Simpósio Ecumenismo e Missão – Testemunho cristão em um mundo plural, promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), com apoio das Comissões para o Ecumenismo, Laicato e Ação Missionária da CNBB e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). O evento reuniu cerca de 100 representantes das diversas igrejas cristãs, em Vargem Grande Paulista  (SP). 

Uma celebração ecumênica voltada à unidade na diversidade concluiu as atividades do encontro. Ao participar da celebração, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, sublinhou a unidade em Jesus Cristo como o melhor testemunho. “Somos todos batizados e o batismo nos incorpora em Jesus Cristo. Temos essa missão de testemunhar Jesus no mundo diante de tantos desafios. Não podemos desanimar, pois Cristo caminha conosco e o Espírito Santo nos ilumina e guia. Em nossas diferenças temos essa missão comum”, disse o cardeal. Dom Damasceno também afirmou que a divisão entre os cristãos é um obstáculo e que o ecumenismo deve ser fortalecido cada vez mais. 

Na programação do Simpósio, as conferências, debates e partilhas trouxeram reflexões e apontaram alternativas para enfrentar os desafios da missão em um contexto de pluralismo religioso e de multiplicidade de sujeitos.

No sábado, a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso apresentou a primeira edição da revista Caminhos de Diálogo.  O presidente da comissão, dom Francesco Biasin, elencou os objetivos do material:“Apresentar reflexões e notícias, sobretudo sobre o diálogo ecumênico e inter-religioso no Brasil, interagindo com o diálogo que acontece na América Latina e no mundo; possibilitar a formação da consciência sobre o valor do diálogo ecumênico e inter-religioso, nos horizontes teológico, pastoral, espiritual e social; colaborar com as igrejas e organizações do Brasil que buscam difundir propostas para o fortalecimento do diálogo ecumênico e inter-religioso; e possibilitar uma educação para o diálogo, nas escolas favorecendo o encontro dos credos e culturas para a superação de todas as formas de intolerância”.

De acordo com o assessor da Comissão, padre Elias Wolf, o material “visa contribuir para a reflexão sobre o diálogo ecumênico e inter-religioso, possibilitando integrar essas importantes temáticas na consciência e ação das igrejas”.

Informações sobre a revista pelo e-mail: ecumenismo@cnbb.org.br

Com informações e fotografia das Pontifícias Obras Missionárias
 

Tags: