A Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) estuda o tema Religiões e Paz Mundial, durante seu 23º Congresso Internacional, de 12 a 15, quando se comemora os 25 anos da fundação da instituição. O evento será na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte.
O Congresso se destina a pesquisadores, professores, estudantes universitários e os interessados no tema. Tem, entre seus objetivos, o de analisar o problema das interações entre a experiência religiosa, a pesquisa científica e as consequências do progresso tecnológico para a sobrevivência do planeta e a humanização e pacificação das relações entre suas sociedades.
Outro objetivo é refletir sobre a necessidade de uma aproximação maior entre as religiões em vista das perspectivas e riscos que se abrem neste início de século.
Os organizadores do evento prepararam uma série de conferências e Grupos Temáticos de partilha de saber e discussão de perspectivas que irá aliar a sabedoria milenar das tradições espirituais da humanidade ao que temos de mais avançado no campo da política e da tecnologia em vista da Paz comum no planeta.
A Sociedade de Teologia e Ciências da Religião foi criada em 1985 por um grupo de teólogos e cientistas da religião do Brasil. Com sede em Belo Horizonte, a SOTER tem como objetivos incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa no campo da Teologia e das Ciências da Religião; divulgar os resultados da pesquisa; promover os serviços dos teólogos e cientistas da religião às comunidades e organismos não-governamentais na perspectiva da construção da cidadania e da inclusão social.