Na segunda sessão, no período da tarde, da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da entidade, reunido nesta quarta-feira, 18 de agosto, o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, justificou a ausência de dom Pedro Carlos Cipollini, da Doutrina da Fé, por motivos de força maior e reforçou a alteração de data do Consep de novembro para o dia 10.
Parte da segunda sessão foi dedicada à Análise de Conjuntura Eclesial desenvolvida pelo arcebispo de Brasília e presidente Instituto Nacional de Pastoral, o Inapaz, dom Paulo Cesar Costa e coordenada pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro-vice presidente da CNBB, dom Jaime Spengler. O secretário-executivo do Inapaz, padre Danilo Pinto, apresentou a metodologia do trabalho adotada. Um dos três textos, explicou, foi construído a partir de um questionário respondido pelos regionais da CNBB. Nesta reunião do Consep, a equipe apresentou a primeira parte do diagnóstico, deixando as demais – análise e prospecção – para as outras reuniões (setembro e outubro).
O membro da equipe de análise de análise eclesial, Waldecir Gonzaga, apresentou como resultado do questionário e o primeiro texto: “Animação Bíblica da Pastoral – memória e diagnóstico”, ambos enviados previamente aos bispos e demais participantes do Consep. Uma das dificuldades encontradas pela Igreja no Brasil, destacada pelo presidente da CNBB, dom Walmor Azevedo de Oliveira, foi os sacrifícios que a pandemia impôs sobre os recursos que sustentam a obra da evangelização no Brasil, incluindo a CNBB.
“Como Igreja, embora tenhamos ainda um grande caminho a percorrer, grandes avanços estão ocorrendo. Destaco o trabalho qualificado que está sendo feito por muitas pessoas de inestimável qualidade. Vale reforçar a presença também da Igreja na sociedade em várias frentes com trabalhos qualificados, o trabalho das Comissões Episcopais Pastorais. Temos sombras, mas temos luzes, temos fechamentos, mas temos sinais de abertura”, reforçou o presidente da CNBB.
Dom Walmor ressaltou ser necessário enquanto Igreja contribuir de modo mais decisivo, à luz do Evangelho, na sociedade que precisa muito da presença dos cristãos-católicos, da Palavra de Deus e do trabalho e cuidado pastoral da Igreja. “Desejo de coração que este Consep possa, a despeito das as faltas que temos ou viermos a ter e com seus limites, nos fortalecer na importante empreitada de proclamar a Palavra, anunciar o Evangelho e ajudar a reconstruir um tecido social e político novo na sociedade brasileira”, disse.
Na apresentação dos pontos de pauta no período da tarde, após a oração, o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, lembrou que o ponto 8 (Comunicados das Comissões e Organismos) foi distribuído em dois períodos (manhã e tarde), Campanha da Fraternidade 2023 (escolha do tema), Campanha da Fraternidade de 2024 (celebração de 60 anos da primeira campanha), Campanha para a Evangelização 2021 (tema, lema e demais propostas), Sínodo 2023, nova data da reunião do Consep (novembro).
Campanhas CNBB 2021/2022/2023
O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, informou que o Texto-Base da CF 2022 já está disponível em duas versões (impressa e e-book). Lembrou a todos do seminário nacional da CF que acontecerá de 1º a 3 de setembro das 20h às 21h30 por meio do canal do Youtube da CNBB, CRB, ANEC e Edições CNBB. Também foi a apresentado o tema, material e identidade da Campanha para a Evangelização 2021.
“‘Ide, sem medo, para servir’ com este lema a Campanha para a Evangelização recorda a cada fiel que somos corresponsáveis pela missão evangelizadora da Igreja. Um dos gestos concretos desta campanha é a coleta para a evangelização a ser realizada no 3 domingo do advento que neste ano será no dia 12 de dezembro. Com estes recursos cada Igreja particular, cada regional da CNBB e a própria conferência promovem iniciativas no horizonte das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, disse padre Patriky.
Segundo ele, um texto motivador será publicado na próxima semana, bem como um hino para a Campanha. Por fim, o Consep decidiu que a escolha dos próximos temas para a Campanha da Fraternidade acontecerá de forma mais ampla envolvendo todo povo de Deus, o episcopado nacional, comissões e organismos da CNBB. A metodologia para este empreendimento será apresentada na próxima reunião do Conselho permanente da CNBB.
A próxima reunião do Consep, em função da Assembleia da América Latina e Caribe, será no próximo dia 10 de novembro. A data foi aprovada pelos membros do órgão. A parte da tarde ainda seguiu com informações das agendas de trabalhos das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB.
Sínodo 2023
O padre Júlio César Evangelista, da equipe de Animação Nacional para o Sínodo dos Bispos, apresentou a dinâmica de trabalho. O tema do sínodo: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Serão três fases: diocesana (outubro de 2021), continental (abril de 2022) e universal (outubro de 2023). Haverá instruções
