Terceiro Domingo da Páscoa

Dom Carmo João Rhoden
Bispo Emérito de Taubaté (SP) 

 

Terceiro Domingo da Páscoa

Quem és tu? “É o Senhor”, afirmou João. (Jo 21,7) 

1° Quem, não descobriu o sentido da ressureição de Cristo, não persevera, no Seu seguimento. Volta atrás. Desiste. Não aguenta. Foi isso, que os discípulos demostraram. Seguiram Cristo encarnado: o Salvador. No entanto, escandalizaram-se com o Cristo, carregando a cruz. Isso era inaceitável para eles. Voltaram atrás, ou seja, à vida de pescadores. E hoje? Acontece, mais ou menos a mesma coisa. Quem não fizer a experiência do Cristo ressuscitado, de Pentecostes e da Eucaristia não persevera. Volta atrás. Não é o que constatamos? 

2° Pedro era certamente um líder nato, mas fraco na fé e no amor. Era bom pescador, contudo covarde, enquanto discípulo. Desanimou. Devia tornar-se, pescador de homens, mas com a decepção da crucificação de Cristo, preferiu voltar ao lago. Logo. Levando consigo, outros. Eram então sete. Antes havia fugido, agora desanimado. Hoje, é muito diferente? 

3° Sem amor a Cristo, todo trabalho é cansativo, decepcionante. Os discípulos, que conheciam muito bem o lago de Tiberíades e pensavam pegar muitos peixes, nada pescaram naquela noite. Fracasso total. Era Noite? Certamente, mais na alma dos apóstolos, que por causa da escuridão do lago. Contudo, obedecendo a Cristo, que mandou lançar as redes, do outro lado, tudo mudou. Foi tanto peixe pescado – 153 –(Jo 21,11) que acordaram, existencialmente: é o Mestre. 

4° É o Senhor: disse João. Quem ama, reconhece: o amado (Jo 21,7). Quem não, se envergonha, como Pedro. Ele estava nu. Pergunto espiritual ou somente corporalmente. Jogou-se nas águas. Queria desaparecer. De fato, nadar ele sabia muito bem. Na água, ele se superava. Temos, ainda hoje, bons nadadores, mas nos faltam indiscutivelmente, discípulos para o Mestre. 

5° Dia mundial do trabalho. 5.1 Parabéns, trabalhadores: hoje é vosso dia. O Brasil conta convosco. Sem vosso trabalho, a Pátria haveria de parar. Com vossa ingente atividade, alimentais o mundo e com vosso aporte, no setor industrial, ajudais a crescer nossa produção de manufaturados. 5.2 Em tempo. Lembro, ainda, o mês de maio: Maria. Maria: mãe. Obrigado a todas as mães. Parabéns de todos os filhos. Possa Deus vos conceder vida longa, com saúde e alegria. Vós o mereceis. 

 

 

 

Tags:

leia também