Um abraço de fé viva e solidária aos rios Paraíba do Sul e Muriaé

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 

Nos dias 30/09 e 08/10, foram celebrados em Campos e Itaperuna respectivamente, os abraços aos rios Paraíba e Muriaé. Congregaram estes dois gestos significativos de Cuidado com a Casa Comum e defesa destes dois rios fluminenses que irrigam nossa bacia, vários segmentos da sociedade civil e da Igreja Católica. Para os cristãos diocesanos a motivação, se enquadrava no marco do evento Tempo da Criação, que este ano se desenvolveu desde o 01/09, ( Dia de Oração mundial em defesa da Criação) até 04/10, festa de São Francisco, como também a devida homenagem ao Paraíba do Sul lembrando e comemorando o encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que fora retirada por redes de pesca deste mesmo rio na curva que ele realiza, perto de Itaiguaçu.

A própria CF 2017 que apresentou o tema dos Biomas brasileiros e a defesa da vida, nos instava a promover no nosso Bioma da Mata Atlântica o resgate dos rios, de suas matas ciliares, e o consumo responsável da água dentro de uma proposta de justiça e equidade

para seu uso como bem público. Como diz o Papa Francisco o importante é ir além dos gestos simbólicos desencadeando processos de organização e mobilização que formem lideranças participativas e multiplicadoras no exercício de uma democracia ecoplanetária, que promova o

diálogo da política e da economia a nível local e mundial, assumindo o cuidado e uso responsável da água e do manejo dos rios, protegendo o direito de todos os povos e seres da criação, garantindo o contrato natural da Carta dos Direitos da Terra. O abraço aos dois rios configurou um passo e um compromisso na vivência de uma cidadania ambiental ao serviço da sustentabilidade e salvaguarda de todas as pessoas e criaturas envolvidas na teia da vida e comunidade biológica da Mata Atlântica.

Certamente o testemunho e presença da decisão de colocarmo-nos como guardiões e cuidadores da vida e da livre afluência dos nossos rios, agrega consciência e faz a diferença, reverenciando ao Senhor e Doador da água como dom e bem de todos(as) as criaturas. Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida a Mãe protetora da Vida e restauradora dos pobres e pequenos, nos ajude a preservar a terra e as águas como patrimônio natural, sendo sinais vivos da sua ternura e misericórdia. Deus seja louvado!

 

Tags:

leia também