Desde o dia 22 de junho, jovens de diferentes lugares do Brasil participam, na diocese do Alto de Solimões (AM), da primeira missão universitária promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Motivados pelo Setor Universidades e pela Comissão Episcopal para a Amazônia, os universitários têm visitado diferentes regiões da Amazônia, onde além de desenvolver atividades de evangelização e promoção humana, vivenciam um profundo intercâmbio cultural com as populações indígenas e ribeirinhas.
“Realizar minha primeira missão nas terras amazônicas tem sido uma experiência muito enriquecedora. Ser missionário é uma oportunidade única para encontrarmos Deus por meio dos nossos irmãos, especialmente os mais empobrecidos”, afirma o estudante de Ciências Sociais, Matheus Cedric Godinho.
O grupo já passou pelos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Além de se envolverem nas atividades pastorais locais, há o encontro com outros estudantes e professores amazonenses para conhecer a realidade dos ensinos básico e superior na região norte do país.
A próxima parada da equipe será na localidade de Belém dos Solimões, onde partilharão mais intensamente da vida dos índios Ticuna, habitantes da região. A missão tem sido acompanhada pelos freis Capuchinhos, precursores na evangelização do Alto Solimões.