Num sinal de comunhão e unidade, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, recebeu os dois novos bispos auxiliares da Arquidiocese Ortodoxa Grega, que faz parte do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. A visita de cortesia, à sede da Conferência, realizada na manhã desta segunda-feira, 10, é um dos primeiros compromissos dos bispos ordenados no último final de semana.
Dom Irineo Tamanini, bispo de Tropaion, e dom Melethios Karkaggelis, bispo de Zela, ambos auxiliares da arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul, foram ordenados, respectivamente, no sábado e no domingo, na Igreja Ortodoxa Grega da Anunciação da Theotokos, em Brasília (DF).

“Essa visita oficial que nós fazemos à sede da CNBB demonstra um espírito de comunhão, de vontade de unidade, de fraternidade, de espírito de irmãos. Nossas igrejas-irmãs cada vez mais se aproximam e gestos concretos fazem com que o desejo não fique somente na teoria, mas na prática”, disse dom Irineo Tamanini, brasileiro ordenado bispo da arquidiocese Ortodoxa Grega.
“Jesus sempre anuncia o Evangelho, mas quer uma proposta efetiva, característica, concreta e transformada em ações. Então, esse gentil convite da CNBB em nos receber mostra esse gesto concreto, de vontade de unidade”, ressaltou.

O assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães, destacou que esses gestos de diálogo, comunhão e unidade são oportunos neste ano em que são celebrados os 1700 anos do Concílio de Niceia, realizado em 325, o primeiro concílio ecumênico da Igreja Católica. Naquela oportunidade foi afirmado o consenso sobre a natureza divina de Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Por Luiz Lopes Jr.
Fotos: Giany Costa/CNBB