Termina nesta quarta-feira, 12, a visita da diretoria do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) aos organismos da Santa Sé. Na sexta-feira a nova presidência da entidade foi recebida em audiência pelo papa Bento XVI e, nos últimos dias conheceu os Pontifícios Conselhos e Congregações presentes em Roma.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o presidente do Celam, dom Carlos Aguiar Retes falou sobre o encontro com o papa. “Tratou-se de um encontro muito emocionante, estar perto e conversar com o Santo Padre é um momento de graça. Agradecemos a Bento XVI por seu discurso inaugural da Conferência de Aparecida, o Documento de Aparecida, porque vemos como está sendo um propulsor para a renovação da vida pastoral no continente”, sublinhou o presidente.
Dom Aguiar Retes afirmou que o papa ficou entusiasmado com o Plano Global para o próximo quadriênio do Celam, pois quer enfatizar um dos lemas de Aparecida: a vida em Jesus Cristo.
“Temos que oferecer essa mensagem de nova vida para os nossos povos, temos que proporcionar esse testemunho em Jesus Cristo. O papa ficou entusiasmado e expressou sua grande esperança de que, por este caminho, a Igreja na América Latina se torne uma Igreja com fiéis mais bem formados, com mais consistência e mais influência no momento em que vivemos com tantos desafios”, enfatizou dom Aguiar Retes.
Na visita ao Dicastério para as Comunicações, a diretoria apresentou ao presidente dom Cláudio Maria Celli, alguns projetos do Departamento de Comunicação do Celam.
A presidência do Celam é formada pelo presidente dom Carlos Aguiar Retes (México); dom Rubén Salazar, primeiro vice-presidente (Colômbia); dom Dimas Lara Barbosa, segundo vice-presidente (Brasil); dom Carlos María Collazzi, presidente do Comitê Econômico (Uruguai); dom Santiago Silva, secretário geral (Chile); e padre Leonidas Ortíz, secretário geral adjunto (Colômbia).