Diretor da Cáritas Brasileira apresenta à CNBB atividades desenvolvidas no quadriênio

Faltando pouco mais de um mês para sua 28ª Assembleia Nacional, a Cáritas Brasileira apresentou ao secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, suas principais atividades realizadas durante o quadriênio iniciado em 2020. O diretor, Carlos Humberto Campos, e o assessor nacional, Jaime Conrado, visitaram a sede da Conferência Episcopal na manhã desta segunda-feira, 23 de outubro.

Agradecido pela acolhida, Carlos contou que foram apresentados os trabalhos realizados nos últimos quatro anos e destacou duas ações da atualidade: a Campanha SOS Amazônia e o projeto “10 Milhões de Estrelas”.

Carlos Humberto, diretor nacional da Cáritas Brasileira | Foto: Luiz Lopes Jr/CNBB

SOS Amazônia

“A Campanha SOS Amazônia, estamos realizando nesse momento em parceria com a Repam-Brasil e a CNBB, com a perspectiva de arrecadar fundos para atender as emergências na Amazônia”, partilhou Carlos. A iniciativa é uma resposta da Igreja no Brasil frente à estiagem intensa neste ano, que fez com que os níveis dos rios reduzissem deixando várias comunidades isoladas, sem acesso a água potável e alimentos.

Saiba mais sobre a Campanha aqui.

10 Milhões de estrelas

Já o projeto “10 Milhões de estrelas” é uma iniciativa que acontece no período do Advento e do Natal, destinada a arrecadar fundos para atender famílias necessitadas”. O lançamento será no dia 18 de novembro, em Brasília. Neste ano, o tema será Quem tem fome, tem pressa. Vamos logo socorrer!, em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2023 (Fraternidade e fome). O lema bíblico escolhido é: “Tive fome e me destes de comer” (Mt 25,35)

A ação, de origem francesa, também tem a característica de buscar a consolidação da cultura de paz, da justiça social e de uma espiritualidade comprometida com a vida humana e com os direitos da natureza. Aqui no Brasil, é realizada desde 2014, com o objetivo, segundo a Cáritas, “de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa”.

“A campanha 10 Milhões de Estrelas se propõe a animar as pessoas, grupos, comunidades, paróquias e a sociedade como um todo, a vivenciar o espírito do Natal na perspectiva de construir uma sociedade de paz e cuidado uns dos outros e, sobretudo, uma sociedade que pratique a justiça e respeite os direitos dos diferentes”, afirma Carlos Humberto.

Saiba mais sobre o projeto.

Assembleia nacional

O encontro nacional da  Cáritas, na 28ª edição, será realizado de 27 a 30 de novembro, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, serão definidas as novas prioridades da Cáritas para o novo quadriênio e eleição da nova diretoria colegiada.

“É um momento de troca de saberes, um momento de convivência, um momento de intercâmbio, aonde também teremos a presença de várias entidades da cooperação internacional que já confirmaram a presença”, destacou Carlos Humberto.

O tema escolhido para a assembleia é “Cáritas em Sinodalidade, na luta por direitos e justiça socioambiental” e o lema “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mt 5,6). A proposta da temática tem o objetivo de promover a integração entre a organização com a Casa Comum e as milhares de pessoas que ainda sofrem com a exclusão social, sem acesso a direitos fundamentais, como alimentação, habitação e trabalho digno.

Tags:

leia também