Vítimas da mineração na América Latina divulgarão carta ao Vaticano

A Comissão para a Ação Social Transformadora realizará nessa sexta-feira, 10, em Brasília (DF) uma coletiva de imprensa, às 10h, na sede provisória da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para apresentar a conclusão final do encontro com comunidades atingidas pela mineração na América Latina. A ideia é, segundo o assessor da Comissão, frei Olavio Dotto, que o documento final seja enviado ao Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, no Vaticano, além de outras Conferências Episcopais Latino-Americanas e comunidades religiosas.

À luz da Encíclica Laudato Si’, do papa Francisco, o encontro realizado pela Comissão entre os dias 6 e 10 de agosto, buscou “promover um diálogo com as Igrejas locais e suas hierarquias” e “elaborar estratégias comuns em defesa das vítimas, das comunidades e seus territórios, através de um olhar e um compromisso que derivam de uma fé solidária”. A atividade é a continuação de uma reunião realizada no Vaticano, em 2015, com pessoas afetadas pela mineração. A iniciativa é uma parceria do Conselho Episcopal da América Latina (CELAM), da Rede Igrejas e Mineração e da Aliança Internacional de Agências Católicas de Desenvolvimento (CIDSE).

O presidente do Grupo de Trabalho sobre Mineração, dom Sebastião Lima Duarte esteve na coordenação dos trabalhos, que foram iluminados pela Carta Pastoral sobre a Ecologia Integral do Celam, publicada em março. No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de se aproximar de várias realidades, além de contato com algumas iniciativas e âmbitos de atuação da Igreja e da mineração. O próximo Sínodo sobre a Amazônia, previsto para outubro de 2019 também esteve na pauta do evento.

Participantes – Para atender à imprensa irão compor a mesa o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que abordará a  importância do cuidado e defesa da Casa Comum, assim como o acompanhamento às comunidades afetadas pela mineração; o membro da Rede de Igrejas e Mineração e do Centro Jesuíta de Investigação e Comunicação (ERIC), Pedro Landa, que apresentará dados atualizados da problemática da mineração na América Latina e o membro do movimento que alcançou uma lei que proíbe toda mineração metálica em El Salvador, Vidalina Morales.

Tags: