Com esta frase, tirada do Evangelho de Marcos 6,37 a Dra. Zilda Arns iniciava a apresentação do “Guia do Líder da Pastoral da Criança”.
Segundo a Dra. Zilda, a finalidade da Pastoral da Criança é aquela de ensinar as famílias sobre os cuidados com a criança, desde a gestação até os seis anos de idade.
É interessante perceber que os termos orientadores desta belíssima iniciativa da Igreja Católica, tendo à frente uma de suas filhas reconhecidamente mais ilustres, revelam na verdade, o espírito que animou esta mulher heróica, durante anos e anos de sua vida.
Para a Dra. Zilda Arns, cuidar das crianças (e posteriormente também dos idosos, já que ela também foi a criadora e incentivadora da Pastoral da Pessoa Idosa) significava a sua maneira de entender as palavras de Jesus, no Evangelho de João: “ Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (João 10,10).
A preocupação desta mulher extraordinária não se resumia tão somente em salvar as vidas das crianças ou cuidar de que recebessem uma boa alimentação. Não é só a isto que se dedica a Pastoral da Criança. Mas o objetivo maior, sem dúvida, é aquele de oferecer meios adequados para que as crianças pudessem ser felizes, e capazes de aprender a amar de verdade. Este é o grande objetivo da Pastoral da Criança: redimir pelo amor e ensinar os redimidos a amar.
A Pastoral da Criança, inspirada por sua fundadora, procura trabalhar com estes dois elementos fundamentais: a fé e a vida, sempre no contexto da família e da comunidade, visando o desenvolvimento integral da criança, para que cresçam em Sabedoria e Graça, assim como Jesus cresceu, e atingiu a plena maturidade humana.
Foi portanto, nos Evangelhos, que esta mulher forte e determinada buscou a inspiração para organizar o maior e mais bem organizado Movimento social de resgate das vítimas inocentes da fome e da miséria deste país, sem precisar envolver o mesmo Movimento na dependência de verbas públicas, que costumam chegar ao destinatário final sempre de forma reduzida, vítima dos vazamentos da burocracia e do roubo.
A Pastoral da Criança é filha desta mulher íntegra e correta.
A dramaticidade de sua morte revela a que ponto chegou seu compromisso para com as crianças do mundo todo.
Com a morte da Dra. Zilda Arns o Brasil não se empobrece. Ao contrário, a herança deixada por esta médica sanitarista, de profunda fé católica, continuará a inspirar milhões de brasileiros, que levarão adiante seu legado, e continuarão a trabalhar pelo bem das maiores riquezas deste imenso país, que são suas crianças.
Descanse em paz, Dra. Zilda Arns.
Interceda por nós junto de Deus.
