CNBB

Sexta, Out 24th

Last updateSex, 24 Out 2014 2pm

Você está aqui: Home Regionais Nordeste 1

Nordeste 1 Nordeste 1 (Ceará)

Diocese de Crato comemora centenário

Assessoria de Imprensa/Diocese de Crato

A diocese de Crato (CE) comemorou seus 100 anos de criação com uma missa solene presidida pelo bispo local, dom Fernando Panico. A missa, na catedral Nossa Senhora da Penha, foi concelebrada pelo bispo  de Iguatu (CE), dom João José da Costa, e pelo bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli, que representou o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, que estava no Vaticano por ocasião da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos e do Consistório.

Leia mais:Diocese de Crato comemora centenário

Regional Nordeste 1 promove Mutirão de Comunicação em Itapipoca

Com o tema “Comunicação: Encontro e Anúncio” e lema “Eu vos anuncio uma grande alegria”, a diocese de Itapipoca (CE), será sede do 1º Mutirão Regional de Comunicação, de 26 a 28 de setembro.

Leia mais:Regional Nordeste 1 promove Mutirão de Comunicação em Itapipoca

Diocese de Sobral envolve juventude na promoção da paz

divulgação

A diocese de Sobral (CE) realiza no próximo sábado, 13, em Cariré (CE), o Dia Nacional da Juventude (DNJ), comemorado normalmente no final de outubro. Na ocasião, haverá a entrega da cartilha “Curtir a Paz é defender a vida – Não deixemos que nos roubem a paz”, uma ação do projeto diocesano “Sobral Curte Paz”. O DNJ, segundo membros da diocese, será um importante momento para divulgar a iniciativa.

“Sobral Curte Paz” é uma proposta do bispo diocesano, dom Odelir José Magri, para transformar a realidade da região, que enfrenta o crescimento de gangues, tráfico de drogas e outras formas de violência. Iniciado no dia 13 de maio deste ano, o projeto tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a realidade local, a partir da palavra de Deus; promover a cultura da paz e buscar ações concretas contra a violência.

“Promover a cultura da paz é, em si, o processo, o aprendizado e a meta. O grande desafio é que essas mudanças não dependem apenas da ação dos governos, nem somente de uma mudança de postura individual. Elas precisam ocorrer em vários níveis: indivíduo, família, comunidade, organizações privadas e públicas e Estados nacionais”, explica dom Odelir.

De acordo com o bispo, é necessário implementar a educação para a paz em diferentes realidades, como família, escolas, empresas e comunidades, formação de lideranças, promoção da participação cidadã e criação de espaços de cultura, arte, lazer e esporte. Estas e outras medidas reduzirão a violência por meio da implantação da desejada cultura de paz.

No dia 13 de cada mês haverá celebração eucarística nas igrejas da diocese. 

 

 

 

Diocese de Crateús celebra Jubileu de Ouro

Criada em 9 de agosto de 1964, a diocese de Crateús (CE) celebrou no início do mês seu Jubileu de Ouro. A abertura das comemorações pelos 50 anos da diocese teve início no dia 23 de junho de 2011, na solenidade de Corpus Christi, mas o ponto alto da comemoração ocorreu nos dias 8 e 9, na Catedral Senhor do Bonfim, com a presença da população, de autoridades e da Igreja do Ceará. 

Leia mais:Diocese de Crateús celebra Jubileu de Ouro

Pastoral da Sobriedade promove curso de formação de agentes

A Pastoral da Sobriedade da diocese de Crato (CE) realiza, de 8 a 10 de agosto, a terceira edição do Curso de Formação e Capacitação de novos agentes, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos. Na sequência, de 11 a 15, ocorrerá a Semana Diocesana de Prevenção e Combate ao Álcool e outras Drogas, com ações em várias cidades da diocese.

Leia mais:Pastoral da Sobriedade promove curso de formação de agentes

Congresso Eucarístico

Eleições 2014

Liturgia em Mutirão III