A arquidiocese de Teresina (PI) realizou na semana passada, 23 a 26, o 2º Congresso Eucarístico após 50 anos. Com o tema “Eucaristia: Pão dos Discípulos em Missão” e o lema “Fica Conosco, Senhor!” (Lc 24,29), o evento teve o objetivo de celebrar a Eucaristia como centro de toda ação evangelizadora e contou com uma vasta programação.
O arcebispo de Teresina, dom Sérgio da Rocha, falou da importância do Congresso para o estado do Piauí. “O Congresso veio animar a vida eucarística na arquidiocese e ajudar a comunidade a conhecer melhor a Eucaristia, porque muita gente não tem a compreensão adequada do mistério da presença de Jesus no Santíssimo Sacramento”, declarou o arcebispo.
Dom Miguel Fenelon Câmara, arcebispo emérito de Teresina, leu a mensagem enviada pelo Santo Padre aos participantes do Congresso Eucarístico, na qual Bento XVI destaca a importância da fé em Jesus na Eucaristia e envia sua benção apostólica a todos.
No dia 24, sexta-feira, aconteceram os dois simpósios marcados, o de Teologia e o de Bioética. Dentro das temáticas refletidas, Eucaristia e Missão; Eucaristia, o discurso do Pão da Vida no capítulo 6 do Evangelho de João; Eucaristia e Família; Eucaristia e Vida Eterna; Eucaristia e Compromisso Social, tendo como expositores dom Pedro Brito, doutoraTânia Maria Couto Maia, padre Luiz Antônio Bento, padre Domingos Barbosa Filho e dom Dimas Lara.
De acordo com o coordenador do simpósio, padre Domingos Barbosa, o ambiente de discussão teológico foi também um espaço de comunhão, fraternidade, troca de experiências e vivência da Fé. “Santo Anselmo dizia que a fé pede a inteligência, os mistérios da fé não são incompatíveis com a inteligência e a razão, portanto, o conhecimento nos ajuda a amar mais e a praticar as verdades que nós acreditamos”, e acrescentou que todas as temáticas refletidas durante o evento ajudaram os participantes a aprofundar o significado que a Eucaristia tem para a vida da Igreja e dos cristãos.
Dom Sérgio da Rocha destacou a qualidade deste tipo de Congresso, desde sua primeira edição. “O mundo de hoje precisa de gestos eucarísticos de comunhão, amor fraterno, partilha solidária e doação da própria vida. Como aconteceu há cinquenta anos, este Congresso quer ser um marco para a Igreja, produzindo muitos frutos que vão permanecer na vida das pessoas e das comunidades”.
Fieis se revezaram na adoração contínua à Sagrada Eucaristia, na Catedral de Nossa Senhora das Dores. Durante todo o Congresso também esteve aberta à comunidade a Exposição Cultural, retratando a história do 1º Congresso Eucarístico Arquidiocesano e obras de arte sacra feitas por artistas piauienses.
Missa das Foranias
“Nesta mesa, irmãos celebremos um evento de graça, de amor; é do Pai este Pão que comemos, Fica conosco, Senhor!”. Os versos do hino do Congresso Eucarístico Arquidiocesano animaram milhares de fieis durante as celebrações que aconteceram simultaneamente nas cinco Foranias (conjunto de paróquias) da arquidiocese (Norte, Leste, Sudeste, Sul I e II, Rural I e II).
Na Forania Norte, a celebração Eucarística foi realizada na Igreja de São José Operário, na Vila Operária em Teresina. A celebração foi presidida pelo bispo de São Raimundo Nonato, dom Pedro Brito e dom Sérgio da Rocha.
Dom Pedro Brito afirmou que o Congresso Eucarístico Arquidiocesano deve ascender à chama do amor nos fieis pela eucaristia. “Jesus nos salva pela eucaristia e, portanto, deve ser realmente o centro das nossas vidas e alimento da missão”, disse o bispo durante a missa.
Caminhada da Juventude
Centenas de jovens, vindos de diversas paróquias se concentraram em frente a igreja São Benedito com faixas e grande animação para participarem da caminha da com a juventude, um dos roteiros do Congresso Eucarístico de Teresina.
Em seguida, houve uma missa com a juventude presidida pelo secretario geral de Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, com a presença de dom Augusto Alves da Rocha, bispo emérito de Floriano; dom Joaquim Rufino do Rego, bispo emérito de Parnaíba; dom Miguel Fenelon Câmara Filho, arcebispo emérito de Teresina; dom Pedro Brito, bispo de São Raimundo Nonato; dom Plínio José Luz da Silva, bispo de Picos; dom Alfredo Schaffler, bispo de Parnaíba; dom Celso José, arcebispo emérito de Teresina e dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Teresina.
Dom Dimas destacou a importância da juventude na Igreja. “Ser jovem nos dias de hoje é mostrar o seu rosto e participar da vivência eucarística e de ser o rosto de Cristo para aqueles que sofrem, que são marginalizados, esquecidos e excluídos”.
