3ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrada com diversas atividades e missa no Santuário Nacional, dia 23/7

A Pastoral da Pessoa Idosa prepara uma série de atividades para celebrar a 3ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos, que tem como tema: “Sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50). A jornada celebra o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos que anualmente é realizado, a partir de convocação do Papa Francisco, no 4° domingo do mês, este ano 23 de julho.

A data será celebrada com uma missa especial no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A celebração, no dia 23 de julho, às 8h, será presidida pelo arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo, bispo referencial da PPI, com transmissão pela TV Aparecida.

De acordo com um informe da Pastoral da Pessoa Idosa, o tema deste ano, escolhido pelo Papa Francisco, ressalta a importância de reconhecer e valorizar a experiência e o conhecimento transmitido pelas pessoas idosas às gerações mais jovens. É uma oportunidade para expressar gratidão pelos avós e pessoas idosas em nossas vidas e para refletir sobre como podemos criar uma sociedade mais inclusiva e solidária para todas as faixas etárias.

Aliança entre jovens e anciãos

 

Foto: Vatican Media

Segundo a Mensagem do Papa para a celebração dos Avós e Idosos, a escolha do tema está associada ao tema da Jornada Mundial da Juventude 2023: “Maria levantou e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Em comunhão, os temas expressam “a força da aliança entre jovens e anciãos”, conforme afirmado no comunicado. A JMJ 2023, acontecerá em Lisboa entre os dias 1º e 6 de agosto.

“O tema leva-nos a um encontro abençoado: o encontro entre Maria, jovem, e sua parente Isabel, idosa (cf. Lc 1, 39-56). Esta, cheia de Espírito Santo, dirige à Mãe de Deus palavras que, dois milénios depois, cadenciam a nossa oração diária: ‘Bendita és Tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre’ (1, 42)”, destaca um trecho da mensagem do Papa.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo papa Francisco em 2021 para ser celebrado no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus e é uma data para despertar o debate e a reflexão sobre temas que se deve dar atenção. Confira, abaixo, a programação organizada pela Pastoral da Pessoa Idosa para marcar o 3ª Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.

Leia a íntegra da mensagem do Papa Francisco para a 3ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos

Homenagem musical

Durante a semana da Jornada: Homenagem Musical aos avós e pessoas idosas e um bate-papo sobre a importância da Jornada. Com transmissão ao vivo pelo YouTube da PPI. Em breve, informações da data e horário!

Indulgência Plenária

A Penitenciaria Apostólica divulgou um decreto no dia 5 de julho, que concede a Indulgência Plenária para quem visitar ou acompanhar os idosos sozinhos. “Este Tribunal de Misericórdia concede também neste mesmo dia a Indulgência Plenária aos fiéis que dedicarem tempo para visitar pessoalmente ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, abandonados, os deficientes…)”, ressalta o decreto da Penitenciaria Apostólica.

Live

Nesta segunda-feira, 10 de julho, a PPI realizou uma live no Youtube  sobre a importância e o tema da 3ª Jornada Mundial dos Avós e dos Idosos: “Sua misericórdia se estende de geração em geração” (Lc 1, 50). O bate papo contou com a presença do responsável da pastoral no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida do Vaticano,  Vittorio Scelzo, e da coordenadora de relações institucionais da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), irmã Terezinha Tortelli.

Tags:

leia também