Termina nesta quinta-feira, 23, a reunião ordinária do Conselho Episcopal Pastoral da CNBB (Consep), que começou na terça-feira, 21. O presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidiu a missa na manhã de hoje e recordou a memória de São Pio de Pietrelcina, mais conhecido com Padre Pio, “sacerdote capuchinho, autêntico herdeiro espiritual de São Francisco de Assis”.
Citando artigo do L’Osservatore Romano, dom Geraldo destacou as virtudes que levaram Padre Pio à glória dos altares. “O amor de Deus encheu o seu coração e, satisfeitos todos os seus anseios, a caridade foi a inspiração do seu dia a dia: amar a Deus e ajudar os outros a amá-lo. Sua especial preocupação era crescer na caridade e levar os outros a fazer o mesmo”, destacou o presidente da CNBB.
Dom Geraldo comentou, também, a passagem do evangelho de Lucas proclamado na celebração que narra o desejo de Herodes ver Jesus. “A afirmação: Herodes “procurava ver Jesus” (Lc 9, 9) mostra a perspectiva de Lucas que sempre tem os olhos voltados para o futuro. A Eucaristia antecipa o futuro em sua realização escatológica, ao mesmo tempo em que o evento pascal acontecido no passado torna-se presente no mistério que celebramos”, disse.
“Em nossa caminhada de fé, procuramos ver Jesus, não com a curiosidade de Herodes, mas na certeza de que “Ele é o Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade”, sublinhou dom Geraldo. “A importância única e insubstituível de Cristo para nós e para a humanidade consiste em que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida”, acrescentou.
Núncio apostólico
O núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, recebeu ontem, 22, homenagem do Consep em razão de seu aniversário natalício a ser comemorado na próxima quarta-feira, dia 29. Dom Lorenzo presidiu a missa e foi saudado pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha.
