Os bispos do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) chegaram à Roma no sábado, 5, para a visita “ad Limina Apostolorum”, que vai até o dia 23. Alguns já estavam aguardando o grupo, no local de hospedagem, a Casa Romana do Clero. Estão ausentes do grupo, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, e o bispo diocesano de Caratinga, dom Hélio Gonçalves Heleno, ambos por razões de saúde.
No dia 06, foi aberta, solenemente, a Visita Ad Limina Apostolorum com uma Celebração Eucarística, na Basília de São Pedro, presidida pelo presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira de Azevedo, acompanhado do vice-presidente e arcebispo metropolitano da arquidiocese de Vitória, dom Luís Mancilha e do secretário e bispo diocesano de Luz, dom Antônio Carlos Félix.
Em sua homilia, dom Walmor acentuou a importância especial da visita, para reforçar a comunhão eclesial e impulsionar o agir missionário de cada bispo e de cada Igreja Particular. No contexto da Palavra de Deus proclamada, o presidente lembrou a importância que foi para Paulo encontrar-se com Pedro. E recordou principalmente o encontro gerador de vida que teve Jesus com o filho da viúva. “É o encontro com o Senhor a razão última do empenho episcopal, que também deve ser gerador de vida em cada lugar, ambiente, coração das Igrejas Particulares”, destacou.
No dia de hoje, 7, os bispos refletem sobre os reflexos da Conferência de Aparecida no Leste 2 e a Unidade dos Cristãos, tendo como bispos relatores, respectivamente, o bispo diocesano de Luz, dom Antônio Carlos Félix, e o arcebispo metropolitano de Montes Claros, dom José Alberto Moura.
A atividade de encerramento do dia será marcada pela visita dos bispos ao Pontifício Colégio Pio Brasileiro, seguida de Celebração Eucarística e partilha com padres estudantes.
