A convite do arcebispo de Vitórias (ES), dom Luiz Mancilha Vilela, aconteceu na manhã de sexta-feira, 15 de junho, o Encontro de Políticos Católicos. Dois momentos marcaram o evento: a reflexão sobre o papel das lideranças políticas na construção da sociedade e a Celebração da Eucaristia.
O encontro, que reuniu políticos de diferentes partidos, teve como objetivo orientar os políticos católicos de Vitória sobre à necessidade de testemunhar a fé na vida pública. Sobre isso, ressaltou dom Luiz Macilha, “a questão é que como católico, não posso concordar com atitudes que vão contra os meus valores. Como católicos, precisamos fazer a diferença”, ressaltou.
Dando continuidade ao discurso, o arcebispo propôs um desafio para as autoridades durante o evento, o de refletir sobre a presença significativa do católico no partido ao qual pertence. Os participantes foram convidados a se dividirem em pequenos grupos, para refletirem sobre a vivência da fé no seu campo de trabalho, a Política.
De maneira geral os grupos apontaram a necessidade de fortalecer a fé e expressaram as dificuldades para agir em coerência com valores e princípios. Pediram apoio da Igreja e sugeriram uma missa mensal.
O encontro foi encerrado com a celebração da missa, presidida por dom Luiz, que propôs como resposta às inquietações dos grupos de vivenciar a fé em seus ambientes, a oração antiga e muito apropriada para o dia de hoje que comemora o Sagrado Coração de Jesus: “Sagrado Coração de Jesus fazei nossos corações serem semelhantes ao vosso”.
