Presidente da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB participou de encerramento do curso “Catequese e Missão na Iniciação à Vida Cristã”

Terminou na última sexta-feira, 6 de agosto, o curso “Catequese e Missão na Iniciação à Vida Cristã”, oferecido pelo Centro Cultural Missionário (CCM). A formação iniciou dia 2 de agosto e teve como foco  aprofundar e indicar caminhos para uma catequese sempre mais evangelizadora e missionária e uma teologia da missão bem integrada com a catequese à serviço da iniciação a vida cristã

O bispo de Chapecó (SC), presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Missionário Nacional (COMINA), dom Odelir José Magri, participou da aula de encerramento fazendo uma reflexão a partir da primeira prioridade do Programa Missionário Nacional (PMN) que é a formação.

Dom Odelir José Magri. Foto: Reprodução

Segundo o bispo, um dos projetos do PMN é a formação dos sujeitos, dos agentes da ação evangelizadora e nesse grupo, especialmente, nossos catequistas e agora com a decisão do Papa Francisco de elevar a ministério, então, esse serviço da ação evangelizadora”, disse.

O Ministério de Catequista foi instituído pelo Papa Francisco por meio do Motu proprio “Antiquum ministerium”, no dia 11 de maio de 2021. O documento defende “uma necessidade urgente para a evangelização no mundo contemporâneo, a ser realizada sob forma secular, sem cair na clericalização”.

O presidente da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e do COMINA, dom Odelir, destacou que a formação “Catequese e Missão na Iniciação à Vida Cristã” do CCM aprofunda a dinâmica da catequese como chave missionaria, um perfil missionário e lembra ainda da dimensão da identidade da Igreja que é missionária.

“A catequese é o modo, é o jeito, é a maneira como depois essa tomada de consciência missionaria acontece e como desafio de ajudar nossas crianças, nossos jovens e nossos adultos a se tornarem não só receptores dos sacramentos, mas realmente cristão, missionários e missionárias que no dia a dia testemunham essa experiência bonita do encontro com Jesus. E por isso, a dimensão existencial da missão, eu sou uma missão nesse mundo, minha vida é missão”, destacou.

Participaram catequistas, lideranças das diversas pastorais e movimentos interessados em aprofundar a Palavra de Deus, participantes dos Conselhos Missionários, seminaristas, consagrados, ministros ordenados, religiosos (as), membros de institutos e novas comunidades.

A formação online contou com assessoria dos padres Daniel Luz Rocchetti, da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e Jânison de Sá Santos, da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

Tags: