O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, recebeu na tarde da terça-feira, 4 de julho, o representante do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli, para discutir a possibilidade de ampliação do Projeto “Capacita” desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas em parceria com as dioceses mineiras de Pouso Alegre, Guaxupé e Campanha.
A agenda foi acompanhada pelo deputado federal, Odair Cunha, o professor do Instituto Federal do Sul de Minas, Roberto Camilo, o subsecretário pastoral da CNBB, padre Jânison de Sá Santos, o assessor de relações institucionais e governamentais da CNBB, frei Jorge Luiz Soares da Silva, e o assessor de imprensa da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues da Silva.
Na reunião, o professor Roberto Camilo apresentou o Projeto “Capacita Sul de Minas”, desenvolvido pelo Instituto Federal do Sul de Minas desde 2021 e intensificado, em 2023, com a Campanha da Fraternidade, que aprofundou a temática da fome. O projeto contou com a parceria da Igrejas particulares em vista da capacitação profissional para inserção no mercado de trabalho e a geração de renda.
Gesto concreto da CF 2023
O professor do Instituto Federal aponta que o projeto Capacita Sul de Minas traduziu-se como uma forma de gerar trabalho e renda tendo em vista a superação da fome e as vulnerabilidades das populações mais pobres do Sul de Minas Gerais. “O projeto é um gesto concreto e também uma forma eficaz de realizar a Campanha da Fraternidade 2023”, disse na apresentação do projeto.
No projeto, o Instituto Federal entra com todo o conhecimento e capacidade técnica de seu quadro de pessoal para ofertar cursos de capacitação profissional de 30h tendo em vista as vocações e demandas de cada realidade e as paróquias entraram com a mobilização e oferta de espaços comunitários para as formações. Como encaminhamento da reunião, ficou acertada a possiblidade de realizar um levantamento dos Institutos Federais aptos para ampliar a ação e também a apresentação da proposta aos regionais da CNBB.



