Dom Paulo Alves Romão torna-se o 5º bispo diocesano de Paranaguá (PR)

A catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, no município de Paranaguá (PR), recebeu, no último sábado, 27, a celebração de posse canônica de dom Paulo Alves Romão como o quinto bispo diocesano de Paranaguá. A celebração teve a participação de bispos, do clero diocesano e de fiéis, autoridades, familiares e amigos de dom Paulo. O arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, e o bispo de Ponta Grossa, dom Bruno Elizeu Versari, que atuou como administrador apostólico, conduziram o início da cerimônia.

Em sua homilia dom Paulo agradeceu todas as manifestações de acolhida e carinho, e também destacou que em sua caminhada será priorizada a proximidade com o clero. “Antes de tudo me dirijo aos padres. Todos são chamados para ser mais que colaboradores, mas ‘co-pastores’ junto comigo. Nosso serviço exige reverência e zelo à Palavra de Deus. Cada padre é extensão do bispo em sua paróquia e comunidade. Juntos devemos corrigir, consolar e animar. Pastoreio é serviço e comunhão. A missão é uma só”, refletiu o bispo diocesano. 

 “Desejo caminhar junto, caminhar convosco, servi-los, amá-los. Desejo estar junto de todo o povo, os idosos, os jovens, os ribeirinhos, os povos originários, os presos, os esquecidos… juntos seremos uma família em missão. Cada paróquia, movimento pastoral, organismo faz parte da evangelização, e juntos estamos ligados a Roma e ao Santo Padre, Papa Leão XIV”. 

Confira a notícia na íntegra.

 

Com informações e fotos: Pascom Diocese de Paranaguá

 

Tags: