Presbíteros do regional Sul 3 refletem sobre a missão na cultura digital em encontro anual

Mais de 60 presbíteros do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos em São Leopoldo (RS) para o 42º Encontro Regional de Presbíteros (ERP), realizado entre os dias 10 e 12 de novembro de 2025. O evento, que contou com a participação de 66 presbíteros diocesanos e religiosos, representantes de 18 dioceses do Rio Grande do Sul , aprofundou o tema “Presbítero no contexto digital”.

O encontro é uma etapa preparatória para o 20º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), que ocorrerá no próximo ano em Aparecida (SP).

Reflexão sobre Identidade e Comunicação

A assessoria do 42º ERP foi conduzida pelo padre Rudinei Lasch, Secretário da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP). As reflexões se concentraram na identidade presbiteral e na missão comunicacional da Igreja em meio à complexa e saturada cultura digital contemporânea.

O ponto central da abordagem foi a convicção de que Deus é o primeiro comunicador e que o presbítero é chamado a ser um “instrumento vivo da comunicação salvífica de Deus”. Nesse sentido, o sacerdote deve se configurar na dinâmica de escuta e resposta ao chamado, inspirada na passagem de Isaías: “Eis-me aqui, envia-me”.

Em um mundo de mensagens fragmentadas e imediatismos nas redes, o encontro enfatizou a necessidade de o presbítero ser um comunicador fiel, que escuta antes de falar e usa linguagem acessível sem perder a profundidade.

“A cultura digital exige presbíteros preparados para dialogar com responsabilidade, ética e espiritualidade.”

O desafio pastoral reside em construir uma presença cristã que humanize os algoritmos e utilize as redes sociais como espaço de encontro, relacionamento humano verdadeiro e missão compartilhada. A evangelização no mundo digital, conforme a reflexão, não visa convencer, mas sim “compartilhar a experiência transformadora do encontro com Cristo”.

Presenças e Encaminhamentos para 2026

O Encontro contou com a presença de Dom Adimir Antonio Mazali, bispo referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados do Regional Sul 3 , e de Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, bispo de Montenegro e secretário da presidência da CNBB Sul 3.

Ao final do encontro, os presbíteros definiram encaminhamentos importantes para o próximo ano:

  • 20º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP): Será realizado de 27 de abril a 1º de maio de 2026 em Aparecida (SP).
  • Curso de Formação Permanente para Presbíteros: Está agendado para os dias 23 a 29 de agosto de 2026.
  • 43º Encontro Regional de Presbíteros (ERP): Será sediado de 16 a 18 de novembro de 2026.

Unidade e Coração de Pastor

A Missa de encerramento foi presidida por Dom Adimir Antonio Mazali. O bispo destacou a importância da presença de representantes de todas as dioceses como sinal de unidade da Igreja no Regional Sul 3.

Dom Adimir recordou a importância de agir com a Sabedoria de Deus e ter um coração agradecido. Concluindo, exortou os presbíteros a serem comunicadores da verdade anunciada por Jesus Cristo, com espírito aberto às novas tecnologias, mas sempre realizando tudo “com o coração de pastor”.

A mensagem final do 42º ERP é um convite à missão de comunicar a verdade e cuidar do rebanho, invocando a proteção de Nossa Senhora Medianeira e de São Pedro.

 

 

 

 

 

 

Acesse (aqui) a carta na íntegra.

Tags: