Papa Leão XIV leva mensagem de ânimo para a construção da paz em sua viagem ao Líbano

O Papa Leão iniciou a segunda etapa de sua primeira viagem apostólica, neste domingo, 30, quando chegou ao Líbano. Em seu discurso às autoridades, representantes da sociedade civil a ao Corpo Diplomático, em Beirute, o pontífice destacou a paz, “um desejo e uma vocação”, um “dom e um canteiro sempre aberto” em terras libanesas.

Leão XIV refletiu sobre a promoção da paz “em circunstâncias muito complexas, conflituosas e incertas”. O povo libanês, segundo o Papa, “não sucumbe e que, diante das provaçõess, sabe sempre renascer com coragem”.

“A vossa resiliência é uma característica imprescindível dos autênticos promotores da paz: realmente, a obra da paz é um contínuo recomeçar. O compromisso e o amor pela paz não conhecem o medo diante das aparentes derrotas, nem se deixam abater pelas desilusões, mas sabem olhar para o futuro, acolhendo e abraçando todas as realidades com esperança. É preciso tenacidade para construir a paz; é preciso perseverança para cuidar e fazer a vida crescer.”

Outra característica sobre a promoção da paz ressaltada pelo Pap foi a capacidade de recomeçar através do caminho da reconciliação.

Existem feridas pessoais e coletivas que para poderem cicatrizar exigem longos anos, às vezes gerações inteiras. Se não forem tratadas, se não se trabalhar, por exemplo, na cura da memória, na aproximação entre aqueles que sofreram ofensas e injustiças, dificilmente se alcançará a paz”, disse ainda o Papa Leão.

Em seu discurso, o Papa também destacou o papel das autoridades e instituições na cultura da reconciliação e que a paz é saber viver juntos, em comunhão, como pessoas reconciliadas. A mobilidade humana também foi citada, como “imensa oportunidade de encontro e enriquecimento mútuo”. Leão XIV ainda citou o papel dos jovens e das mulheres na preservação e na construção da paz.

A participação delas na vida social e política, bem como na vida das suas comunidades religiosas, à semelhança da energia que emana dos jovens, representa em todo o mundo um fator de verdadeira renovação. Portanto, felizes as pacificadoras e os jovens que permanecem ou que regressam, para que o Líbano continue sendo uma terra cheia de vida.”

Ao final, Leão XIV homenageou a cultura libanesa, cujo povo “ama a música, que, nos dias de festa, se transforma em dança, linguagem de alegria e comunhão”. Esse traço da cultura, segundo o Papa, é um dom que vem de Deus e que, antes de mais nada, habita no nosso coração”.

 

Túmulo de São Charbel

Nesta segunda-feira, o Papa visitou o túmulo de São Charnbel Maklüf, sacerdote maronita e eremita, um dos mais amados do Oriente Médio. Leão XIV foi o primeiro Papa que visitou o local, onde rezou pedindo à Igreja comunhão e unidade, e ao mundo, a paz. Leão XIV ainda ressaltou os ensinamentos de São Charbel:

“O Espírito Santo moldou-o para que ensinasse a oração aos que vivem sem Deus, o silêncio aos que vivem no barulho, a modéstia aos que vivem para aparecer, a pobreza aos que buscam riquezas. São todos comportamentos que vão contra a corrente, mas é justamente por isso que nos atraem, como água fresca e pura para quem caminha no deserto”.

Túmulo de São Charbel Maklūf.

 

Com Maria, junto à cruz, receber a força para continuar

Após a oração junto ao túmulo de São Charbel, o Papa seguiu para o Santuário de Nossa Senhora do Líbano em Harissa, um dos centro marianos mais importantes da região e símbolo de fé para os cristãos do país e do mundo, especialmente os cristãos maronitas.

No local, o Papa encontrou-se com os bispos e sacerdotes, a Vida Consagrada e os agentes pastorais, e pôde ouvir testemunhos e partilhas.

 

Em seu discurso, o Papa destacou Maria como “sinal de unidade para todo o povo libanês”.

“É estando com Maria junto à Cruz de Jesus que a nossa oração, ponte invisível que une os corações, dá-nos a força pa ra continuar a esperar e a trabalhar, mesmo quando ao nosso redor ressoa o barulho das armas e as próprias exigências da vida quotidiana se tornam um desafio”.

 

Com Vatican News

Tags: