“A Palavra de Deus é a alma da Igreja”, diz dom Jacinto

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-catequética da CNBB e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann abriu o I Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral destacando a importância da Palavra de Deus na vida da Igreja.

Segundo o arcebispo, a bíblia deve nutrir a vocação e a missão de todo discípulo missionário. “Trata-se de compreender que a Palavra de Deus é a alma, o coração de toda pastoral, de toda ação evangelizadora da Igreja”, disse.

CongressoBiblia-domjacinto2Dom Jacinto recordou os objetivos do Congresso, que reúne 500 pessoas de todo o país até terça-feira, 11, no teatro Madre Esperança Garrido, do Colégio Santo Agostinho, em Goiânia (GO).

“Precisamos com coragem entender, construir e assumir uma viva e eficaz animação bíblica da pastoral. Isto é, tornar a palavra de Deus a alma da Igreja”, acentuou dom Jacinto.

Para dom Jacinto, a Igreja realiza muitos trabalhos e serviços, mas é necessário crescer na unidade destes trabalhos. “Temos muita coisa e aprendemos a fazê-las muito bem, mas temos que aprender a fazer juntos”, destacou.

De acordo com dom Jacinto, a Igreja, nos cinco continentes, “respira a grande inspiração de uma animação bíblica da pastoral”.

“A Federação Bíblica Católica (FEBIC), com 200 países membros, insiste há muito tempo nessa inspiração; o sínodo dos bispos a assume e a exortação pós-sinodal a ratifica”, afirma dom Jacinto. “As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil colocam entre como uma de suas cinco urgências a da “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”, acrescenta.

CongressoBiblia-katiuscaA mesa de abertura dos trabalhos foi composta, além de dom Jacinto, do presidente da Sociedade dos Catequetas Latino-americanos, Irmão Israel José Nery; do reitor da PUC-Goiás, Wolmir Terezio Amado; do secretário executivo do Regional Centro-Oeste, padre Eduardo Luís de Resende; da chilena Katiusca Caceres, do Centro Bíblico para América Latina (Cebipal), e do bispo auxiliar de Goiânia, dom Waldemar Passini Dalbello.

Katiusca destacou a necessidade da América Latina fortalecer esta experiência que a Igreja no Brasil está vivendo com o Congresso. “Sentimo-nos plenamente unidos a vocês e vamos comunicar isso a outros países para que a palavra de Deus fortaleça na vida e na missão de todas as comunidades”, disse.

Já o irmão Nery reforçou a necessidade de uma pastoral orgânica mais que uma pastoral de conjunto, superando os conflitos e a falta de unidade nos trabalhos. “O dever de casa de todos que estão aqui é ajudar para que não exista mais pastoral de conjunto, mas uma pastoral orgânica com a palavra de Deus perpassando tudo o que a gente faz”, sublinhou.

Tags: