O encontro acontece de 27 a 31 de julho de 2026 e reúne bispos, reitores, formadores e demais responsáveis pela formação presbiteral no país. O evento acontecerá na Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte (MG), e terá como tema central: “A formação presbiteral no contexto da cultura digital: desafios, possibilidades e implicações para o exercício do ministério presbiteral”
Entre os dias 27 de abril e 1º de maio acontece o 20º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), promovido pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP). Realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o encontro reúne presbíteros de todo o país para dias de espiritualidade, formação e reflexão sobre a missão sacerdotal no contexto atual da Igreja
A publicação, uma das principais referências nacionais sobre violência no campo, revela que, apesar da redução no número total de conflitos registrados no país, a violência contra trabalhadores rurais, povos originários e comunidades tradicionais segue em alta, com destaque para o aumento de 100% no número de assassinatos em relação ao ano anterior
A pauta da manhã foi marcada por apresentações e, principalmente, pela votação de propostas ligadas à missão da Igreja no continente americano, com destaque para o CAM 7. A Assembleia reafirma o compromisso da Igreja no Brasil com a missão e a evangelização, projetando os próximos anos com foco no protagonismo do Povo de Deus e na presença nas fronteiras
Reunidos no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, o episcopado brasileiro divulgou, nesta sexta-feira, 24, a tradicional “Mensagem ao Povo Brasileiro” ao final da 62ª Assembleia Geral. O documento traz reflexões sobre o momento atual do país e do mundo, destacando tanto sinais de esperança quanto desafios urgentes
O tema escolhido para este ano foi “Luz da Luz para a Luz”, ressaltando a necessidade de uma Igreja capaz de irradiar esperança e consolo em meio aos desafios do mundo atual. Durante a celebração, velas acesas a partir do Círio Pascal foram distribuídas aos participantes, simbolizando a propagação da luz de Cristo por toda a Assembleia
A CNBB lançou o edital do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), voltado ao apoio financeiro de projetos ligados à Campanha da Fraternidade 2026, que tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). O documento regulamenta o cadastro de propostas na plataforma do FNS para receber recursos da Coleta Nacional da Solidariedade
No terceiro dia da 62ª Assembleia Geral da CNBB, nesta sexta-feira, 17 de abril, os bispos reunidos em Aparecida (SP) participaram, pela manhã, das análises de conjuntura social e eclesial, dois momentos de reflexão voltados à compreensão dos desafios do tempo presente e de suas implicações para a missão evangelizadora da Igreja no Brasil
Inicialmente convidado para conduzir as meditações do retiro, o cardeal afirmou que já estava com tudo preparado para a viagem ao Brasil, mas decidiu permanecer na Terra Santa diante da gravidade da situação vivida na região. Diante da impossibilidade de sua presença, o retiro, realizado nos dias 15 e 16 de abril, passou a ser conduzido por dom Armando Bucciol
Óbolo de São Pedro
Cardeal Orani João Tempesta Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
22 de junho – A copa da Paz: quando o esporte se torna linguagem de esperança
Dom Leomar Brustolin Arcebispo de Santa Maria (RS) Em tempos
A Doutrina Social da Igreja como chave de leitura da Magnifica Humanitas
Dom João Santos Cardoso Arcebispo de Natal (RN) Uma
Magnifica Humanitas: a defesa da pessoa humana na era da inteligência artificial
Dom João Santos Cardoso Arcebispo de Natal (RN) O
Sejamos “tocados pelo coração de Jesus”
Dom Vilson Dias de Oliveira Bispo Emérito de Limeira (SP)
CONHEÇA OUTROS BISPOS
Dom Adelar Baruffi
Arcebispo Emérito de Cascavel (PR)
Dom Severino Clasen
Arcebispo de Maringá (PR)
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
