O encontro acontece de 27 a 31 de julho de 2026 e reúne bispos, reitores, formadores e demais responsáveis pela formação presbiteral no país. O evento acontecerá na Casa Mãe Acolhedora, em Belo Horizonte (MG), e terá como tema central: “A formação presbiteral no contexto da cultura digital: desafios, possibilidades e implicações para o exercício do ministério presbiteral”
Entre os dias 27 de abril e 1º de maio acontece o 20º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP), promovido pela Comissão Nacional de Presbíteros (CNP). Realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o encontro reúne presbíteros de todo o país para dias de espiritualidade, formação e reflexão sobre a missão sacerdotal no contexto atual da Igreja
A publicação, uma das principais referências nacionais sobre violência no campo, revela que, apesar da redução no número total de conflitos registrados no país, a violência contra trabalhadores rurais, povos originários e comunidades tradicionais segue em alta, com destaque para o aumento de 100% no número de assassinatos em relação ao ano anterior
A pauta da manhã foi marcada por apresentações e, principalmente, pela votação de propostas ligadas à missão da Igreja no continente americano, com destaque para o CAM 7. A Assembleia reafirma o compromisso da Igreja no Brasil com a missão e a evangelização, projetando os próximos anos com foco no protagonismo do Povo de Deus e na presença nas fronteiras
A CNBB lançou o edital do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), voltado ao apoio financeiro de projetos ligados à Campanha da Fraternidade 2026, que tem como tema “Fraternidade e Moradia” e lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). O documento regulamenta o cadastro de propostas na plataforma do FNS para receber recursos da Coleta Nacional da Solidariedade
No terceiro dia da 62ª Assembleia Geral da CNBB, nesta sexta-feira, 17 de abril, os bispos reunidos em Aparecida (SP) participaram, pela manhã, das análises de conjuntura social e eclesial, dois momentos de reflexão voltados à compreensão dos desafios do tempo presente e de suas implicações para a missão evangelizadora da Igreja no Brasil
Inicialmente convidado para conduzir as meditações do retiro, o cardeal afirmou que já estava com tudo preparado para a viagem ao Brasil, mas decidiu permanecer na Terra Santa diante da gravidade da situação vivida na região. Diante da impossibilidade de sua presença, o retiro, realizado nos dias 15 e 16 de abril, passou a ser conduzido por dom Armando Bucciol

CONHEÇA OUTROS BISPOS