Pensando nas eleições que se realizarão no próximo domingo, 05, três bispos do Rio Grande do Norte se uniram na elaboração de uma nota aos eleitores cristãos. O arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Caicó, dom Antônio Carlos Cruz; e o bispo de Mossoró, dom Mariano Manzana assinam o documento, que procura conscientizar os eleitores acerca da importância de uma escolha consciente dos candidatos.
De acordo com a nota, as eleições são um grave desafio, que exige responsabilidade de cada eleitor. Os bispos pedem que os fiéis estejam atentos “aos valores que emanam do Evangelho, para poder agir e decidir, fazendo escolhas capazes de gerar novos rumos no mundo da política brasileira”. Para isso, o exercício da cidadania por meio do sufrágio universal exige uma indispensável análise dos programas e propostas das coligações partidárias, “especialmente aqueles de inegociável sensibilidade social, num momento em que o pobre e o excluído precisam ter prioridade de tratamento e destinações”.
Os pastores também lembram o lado social do voto. “Cada um é convidado a compreender a política, conforme ensina o papa Francisco, como uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. Essa é mais uma oportunidade para aperfeiçoar a democracia, a partir de reflexões, reuniões, voto consciente contra a corrupção e a favor da honestidade”.
Ao final do documento, os bispos fazem um pedido para que “Deus derrame sobre os eleitores, brasileiro e potiguar, o dom do Espírito Santo: da sabedoria e da inteligência, do discernimento e da caridade, a fim de que possamos fazer nossas escolhas amparadas nos princípios do bem comum, da supremacia do interesse público, da justiça social e da paz entre os povos”, concluem.
Com informações da arquidiocese de Natal