Brasil recebe Congresso Internacional da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt

A arquidiocese de Santa Maria (RS) recebe, nesta semana, centenas de pessoas de 25 países para a celebração dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, iniciada pelo venerável João Luiz Pozzobon. O encontro ocorre de 10 a 14 de setembro, com realização do Movimento Apostólico de Schoenstatt, e terá momentos de formação, espiritualidade, debate e partilhas.

 

Da Equipe de Comunicação Movimento Apostólico de Schoenstatt:

Tudo começou de uma forma despretensiosa, no sul do Brasil: um homem simples, de pouco estudo, mas com grande espírito missionário, visitava as famílias, levando a imagem de Maria – Mãe Peregrina – para rezar nas casas. Quem poderia imaginar que esse projeto chegaria hoje aos cinco continentes da terra? 75 anos após o início da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, 700 representantes, de 25 países, se reunirão nos próximos dias em Santa Maria (RS), onde tudo teve início.

Com a Mãe Peregrina, missionários da Esperança

O Congresso Internacional, que acontece de 10 a 14 de setembro em lugares históricos de Santa Maria e de São João do Polêsine, terá representantes enviados de 25 nações: Alemanha, Espanha, Portugal, Polônia, Croácia, Eslováquia, Itália, Luxemburgo, Estados Unidos, México, Guatemala, Peru, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Argentina, Paraguai, Uruguai, Brasil, Porto Rico, República Dominicana, Burundi, Índia e Filipinas.

O arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, salienta que a Campanha, no presente, é um gesto concreto de uma Igreja missionária que vai ao encontro de todos: “Essa iniciativa tão bonita de levar a imagem se espalhou para mais de 100 países: levar Nossa Senhora até onde as pessoas estão. São mais de 200 mil imagens em saída, visitando as pessoas. João Pozzobon não se dedicou apenas em fazer as visitas; eu costumo dizer que ele ia onde nós nem sempre vamos: aos bairros mais simples, às realidades mais pobres, onde a miséria é grande – lá ele levava Nossa Senhora”.

A Irmã M. Rosequiel Favero faz parte da equipe central de organização do Congresso e explica qual é o seu intuito: “Esses representantes estarão ali não só para celebrar os 75 anos, mas também para compartilhar experiências, trocar ideias e rever os documentos de consenso redigidos nos encontros internacionais anteriores da Campanha”.

 

Declarado venerável pelo Papa Leão XIV

O homem que iniciou a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, João Luiz Pozzobon, recentemente foi declarado “Venerável” pelo Papa Leão XIV. Atualmente, o Dicastério para as Causas dos Santos analisa um possível milagre, que poderá torná-lo, nos próximos tempos, o mais novo Beato brasileiro.

Pozzobon foi casado, pai de sete filhos e, para melhor servir a Igreja, foi ordenado diácono permanente. Era um homem do campo, de pouco estudo, mas sensível às necessidades das famílias. Além da Campanha da Mãe Peregrina, ele também deixou outras importantes contribuições sociais, como a construção da Vila Nobre da Caridade – casas de madeira que ele mesmo construiu para famílias que não tinham onde morar.

“Quando ele chegava, com o olhar de Maria, ele percebia que as pessoas não tinham pão, não tinham educação, que a própria fé estava vazia. Então ele criou e trabalhou muito pela Vila Nobre da Caridade, construiu capelas comunitárias, ele cuidou tanto, a tal ponto de um dos Bispos de Santa Maria (Dom Érico Ferrari) decidiu ordená-lo diácono”, explica Dom Leomar Brustolin.

Para compreender melhor, e de forma científica, o legado de João Pozzobon, nos dias 9 e 10 de setembro ocorre um Congresso Teológico dedicado a ele, na Universidade Franciscana, em Santa Maria, visando apresentar uma reflexão teológica sobre a Causa de Beatificação do diácono Pozzobon e sua importância eclesial. O intuito é analisar em perspectiva interdisciplinar os aspectos históricos e os impactos para a sociedade a partir da vida e obra de João Luiz Pozzobon e, a partir de seu exemplo e legado, inspirar um maior compromisso com a evangelização e o chamado à santidade. saiba mais aqui.

Ao vivo pela TV

A Santa Missa de encerramento do Congresso Internacional será transmitida ao vivo pela TV Canção Nova no dia 14 de setembro, às 10 horas. O convite se estende a todos, seja para participar presencialmente ou acompanhar pela televisão:

“Vamos juntos celebrar, agradecer a Deus e projetar a missão. Igreja em saída para que o Filho de Maria seja conhecido e amado. Espero vocês aqui, em Santa Maria, no dia 14 de setembro, na Romaria da Primavera, com missa às 10 horas no altar monumento da Basílica da Medianeira”, convoca o arcebispo.

 

Tags: