Entre os dias 11 e 18 de novembro de 2018 a Igreja celebra a II Jornada Mundial dos Pobres. Esta é uma iniciativa liderada pelo papa Francisco que teve início em 2017 com o objetivo de mobilizar comunidades e grupos para que realizem gestos concretos de acolhida e solidariedade com pessoas em situação de extrema pobreza.
Como parte da programação da Jornada Mundial dos Pobres, a Cáritas Brasileira realiza a quinta edição do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade com o tema A cultura da paz para a superação da violência, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2018, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que apresenta o tema Fraternidade e superação da violência.
O Prêmio deste ano visa estimular as ações de pastorais, organizações sociais, associações, cooperativas, entidades e grupos comunitários que atuam no fortalecimento da solidariedade e da esperança na construção da cultura da paz.
O diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela), fala dos 15 projetos pré-selecionados: “Temos experiências de boa parte dos estados brasileiros, uma diversidade de experiências, muitas delas trabalhando a diversidade de cultura, a geração de trabalho e renda a partir da economia solidária, buscando trazer a perspectiva cultural, o circo, o teatro, a música, mas também a organização comunitária, fortalecimento do laço de solidariedade dentro das comunidades, como grande perspectiva e ferramenta para a superação da violência”.
A primeira edição do Prêmio foi realizada em 2010 com o tema As mudanças climáticas e a vida no planeta. Na segunda edição, em 2011, o tema foi Mulher, meio ambiente e desenvolvimento. Na terceira edição, em 2012, o tema escolhido foi Juventude, desenvolvimento e solidariedade. Já em 2013, o tema em destaque foi Soberania alimentar e solidariedade: alternativas às desigualdades sociais. Em 2016, realizou-se a edição especial dentro das comemorações dos 60 anos da Cáritas Brasileira, com o tema Pastoralidade e transformação social.
O nome do Prêmio é uma homenagem a Odair Firmino. Agente Cáritas que dedicou a vida na defesa dos direitos humanos e da justiça social. A secretária-executiva da Cáritas Brasileira no Regional Nordeste 3, Cátia Cardoso, que trabalhou com Odair, na Cáritas, conta: “O sentimento que tenho é que ele vivia o Evangelho de forma alegre e contagiante. Ele era assim, um agente Cáritas, um agente de pastoral, na sua comunidade, na universidade, na sua família e nas diferentes instâncias e nos diferentes serviços que assumiu ao longo da sua vida na rede Cáritas”.
Odair Firmino faleceu em 5 de julho de 2008 deixando entre os agentes Cáritas muitas memórias de afeto e gratidão. Além da inspiração para dar continuidade para ações solidárias transformadoras.
Projetos premiados 2018 – Os três projetos vencedores do V Prêmio Odair Firmino de Solidariedade serão conhecidos no próximo dia 12 de novembro. Cada um receberá o incentivo de cinco mil reais e o troféu Odair Firmino. Neste dia a Cáritas Brasileira comemora 62 anos de sua fundação no Brasil. Os 15 Projetos pré-selecionados pelos Inter-regionais da Cáritas Brasileira são:
Inter-regional Norte
- Projeto Bom começo, Oficina de Hip Hop – Bonfim (RR)
- Rede de Mulheres: Liderança Feminina, Empoderamento e Emancipação – da Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém (PA)
- Projeto Içá, Ação e Proteção – Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, paróquia das Ilhas de Abaetetuba (PA)
Inter-regional Nordeste
- Grupo de Voluntários Anjos da Guarda – Comunidade de Vila Miranda, na cidade de Capela, no Sergipe (SE)
- União dos Moradores do Jardim Iracema – Jardim Iracema, Fortaleza (CE)
- Projeto Acolher, Compreender e Promover – Bairro Nossa Senhora das Vitórias, Ilhéus (BA)
Inter-regional Centro-Oeste
- Na trilha da universidade – Cajueiro, Goiânia (GO)
- Arte, circo e cidadania – Jardim Goiás, Goiânia (GO)
- Reconstruindo a teia da vida, Associação Cultural Namastê – Casa Social e Cultural do Núcleo Bandeirante, Brasília (DF)
Inter-regional Sudeste
- Mulheres organizadas em cooperativa: sociedade justa e solidária – Jatobá IV, Belo Horizonte (MG)
- Coleta seletiva com a inclusão de catadores – MG-10, km 168, Zona Rural (MG)
- Cursinho popular podemos mais – Belo Horizonte (MG)
Inter-regional Sul
- Escola Milton Santos de Agroecologia: dinamizando o desenvolvimento do campo com sustentabilidade – Jardim Pioneiro, Paiçandu (PR);
- Projeto Empreendimento Econômico Solidário Morenas do Divino – Comunidade Divino Espírito Santo, Rio Rufino (SC)
- Conjunto instrumental do Irineu – Praia Belas, Porto Alegre (RS)
Participarão da solenidade do V Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, no dia 12 de novembro, às 15h, na sede provisória da CNBB, em Brasília (DF), representantes dos três projetos premiados; o Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner; a diretora de Incidência Política da Cáritas Internacional, Martina Liebsch; o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Lopes da Silva (Mandela) e a militante do Movimento Negro, pedagoga e educadora popular, Dyarley Viana, que integra Movimento Nossa Brasília e vai partilhar sobre o trabalho de superação da violência na Cidade Estrutural, região administrativa de Brasília (DF).
Por Jucelene Rocha e Osnilda Lima – Rede Cáritas de Comunicação