A Catedral de Porto Alegre (RS), acolheu no domingo, 15, mais de 2 mil fiéis, além dos bispos do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul), presbíteros, diáconos e religiosos. O motivo da ação de graças foi a celebração em honra ao Centenário da Província Eclesiástica de Porto Alegre e das dioceses de Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana.
O momento celebrativo contou ainda com a presença de dom Orlando Santos de Oliveira, bispo primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e pastor Ervino Schmidt, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, também representando o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). Ao final da celebração eucarística, dezenas de crianças prestaram homenagem a Nossa Senhora Mãe de Deus, padroeira da arquidiocese.
As comemorações do centenário da arquidiocese terão sequência, na próxima terça-feira, 17, a partir das 7h, com sessão solene na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, concedida pelo vereador Beto Moesch. Além disso, estão na programação que contemplam os festejos, a 3ª Romaria Arquidiocesana, que será realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, havendo missa presidida por dom Dadeus, no dia 29, na Basílica de Aparecida (SP). Em seguida, no dia 6 de novembro, ocorrerá a beatificação de Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, no Gigantinho, em Porto Alegre, a partir das 19h30.
