CNBB lança subsídios para celebração do 3º Ano Vocacional do Brasil; já disponíveis no site da Edições CNBB

Com o desejo de aprofundar o tema e o lema do Ano Vocacional – “Vocação: Graça e Missão” – e – “Corações Ardentes, pés a caminho” -, a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) preparou subsídios para serem utilizados ao longo dos diversos encontros comunitários e familiares.

Subsídio para a catequese

Aos educadores, pais e catequistas de crianças foi elaborado um subsídio catequético para crianças e  adolescentes, com roteiros para encontros. O subsídio possui reflexões que são apresentadas de forma lúdica e pedagógica e conta ainda com um encarte, colorido e destacável, com jogos e atividades.

“O subsídio ajuda a perceber o chamado de Deus como graça que nos impulsiona à missão, como uma presença divina ao nosso lado que faz o coração arder e os nosso pés se colocarem a caminho, juntos, para ir longe”, afirmou o presidente da Comissão, dom João Francisco Salm.

Celebrações Mensais

Também foi lançado o subsídio para as celebrações mensais. O material conta com uma celebração de abertura do Ano e uma para cada mês, de janeiro a novembro de 2023. Constam, ainda, orações, reflexões e sugestões de cantos.

“Que tenhamos um excelente Ano Vocacional, sob a proteção especial de Maria, “Mãe, Mestra e Discípula Missionária, aquela que nos ensina a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria” (Oração do 3º Ano Vocacional do Brasil).

Os materiais estão disponíveis no site da Editora da CNBB: https://www.edicoescnbb.com.br/

O 3º Ano Vocacional

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil é celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). 

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Já o texto bíblico iluminador Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

“Encarar o desafio de uma espiritualidade para o Ano Vocacional: “vocação” é iniciativa de Deus, é mistério, é graça, é experiência de encontro com Jesus, é fascínio e alegria, é assombro, é sensibilidade ao apelo, é inconformidade, é resposta pessoal, é envolvimento comunitário, é missão, é tarefa, é serviço, é disposição para o sacrifício, é entrega da vida, é coragem e determinação, é esperança e convicção firme, é testemunho de fé: é “espiritualidade” como a que moveu o próprio Jesus e marcou sua personalidade, imprimindo-lhe caráter e identidade”, disse a Comissão organizadora.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

“Desejamos que o Ano Vocacional ajude cada pessoa a acolher o chamado de Jesus como graça, seja uma oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária”, finalizou a Comissão.

Tags:

leia também