Como parte da estratégia de modernização da gestão em curso na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi realizada na quarta-feira, 25 de outubro, a primeira etapa do “Treinamento de Líderes”, da qual participaram todos aos coordenadores e vices de cada departamento e setor da Conferência. A capacitação foi conduzida pelo facilitador Fernando César Mora, da Ellite Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda.
De acordo com o ecônomo e membro do Conselho Gestor da CNBB, monsenhor Nereudo Freire Henrique, a CNBB vem passando por um processo de modernização na gestão e implementando novas ferramentas de organização dos processos. Como consequência, ele aponta que é necessário que haja uma preparação permanente de todo o corpo de trabalhadores para alinhar-se com esta renovação.
O monsenhor reforça que o treinamento trabalhou os seguintes temas: modelos de líderes (democrático, autocrático, liberal e paternalista) e liderança, comunicação em equipe, a metodologia de feedbacks e a inteligência emocional. De acordo com ele, a formação que a CNBB está oferecendo está em sintonia com o que as empresas e organizações estão buscando hoje: formar lideranças inspiradoras.
“Para ser líder hoje, é necessário ser uma pessoa paciente, ter disciplina, humildade e respeito para com o outro. Necessário também ser alguém que tenha conhecimento dos objetivos da instituição, mas também que seja alguém com propósito e propositivo e ajude nos processos em seu setor. Com certeza, a CNBB, após essa capacitação, será beneficiada com uma gestão eficiente, com frutos e resultados”, reforça.
A responsável pela Gestão de Pessoas da CNBB, Eliane Scapini, destaca que foi uma experiência gratificante participar do treinamento e ter a percepção do perfil comportamental dos líderes da CNBB. Ela reforça que saiu com sentimento de que liderar não é uma tarefa simples. “Em minha avaliação o treinamento irá fortalecer as relações de trabalho entre os líderes e os seus liderados, a comunicação, o saber ouvir e sermos líderes facilitadores nos processos, sempre almejando bons resultados para a instituição”, disse.
Lideranças na CNBB
A Luiza Giampaolo está coordenando o setor de Governança da CNBB desde janeiro de 2022, composto por 13 colaboradores. De acordo com ela, a formação vai ajudá-la a conhecer melhor a sua equipe “Conhecendo-os melhor eu poderei entender as qualidades e limitações de cada um, o que auxilia na delegação de tarefas, em como dar um feedback e a perceber o seu comportamento diante das adversidades na rotina de trabalho”, disse. Ela reforça que aprendeu que é importante compreender o outro não só como profissional mas também como ser humano, o que torna os líderes mais empáticos, respeitosos, éticos e profissionais com a missão que receberam.
O colaborador Jackson Dias Ferreira, responsável pelo Setor de Manutenção da CNBB, desde agosto deste ano, coordena uma equipe de 3 pessoas. “O treinamento de líderes abriu a minha visão sobre a liderança de equipe, capacitando-me na comunicação com os meus liderados e dar feedback, a fim de atingir os resultados esperados de uma equipe”, avaliou.
Coordenadora de nutrição e responsável pela cozinha na sede da CNBB, Iara Mendes Silva, coordena uma equipe de seis colaboradoras. Ela aponta que a capacitação lhe permitiu acessar novos conhecimentos técnicos e inovação a serem aplicados nos processo de liderança. “A formação vai permitir melhor o ambiente, com novos conhecimentos e competências para o trabalho a serviço da Instituição”, pontuou.