Colaboradores da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB se reuniram em Brasília

Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, colaboradores dos Setores Cultura, Educação, Universidades, Ensino Religioso e Bens Culturais, que integram a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, para refletir sobre as conversões do pontificado do Papa Francisco nos ambientes da cultura e saber.

A primeira parte do encontro foi dedicada ao III Seminário da Ação Evangelizadora no Contexto Educativo e Cultural, com a participação de 55 colaboradores, dos cinco Setores da Comissão, que representaram todas as regiões do país. O evento teve início na noite do dia 31 de janeiro, com a celebração da Eucaristia presidida pelo bispo da diocese de São Carlos (SP) e referencial para o Setor Universidades da CNBB, dom Paulo Cezar Costa.

Em seguida, o assessor dos Setores Universidades e Bens Culturais, padre Danilo Pinto, fez uma apresentação organizacional da CNBB e explicou o novo formato de organização adotado pela comissão, a partir das gerências que visam favorecer a escuta institucional, a comunicação e integração, a captação de recursos e a formação dos agentes e colaboradores.

O Arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão para a Cultura e Educação, dom João Justino de Medeiros Silva, falou sobre as conversões pastoral (Evangelii Gaudium), eclesial (Episcopalis Communio) e ecológica (Laudato Sí) do pontificado do Papa Francisco nos ambientes de cultura e saber.

Os participantes também contaram com a participação do museólogo e doutorando em artes visuais, Rafael Azevedo, que abordou as políticas culturais no Brasil, destacando a Política Nacional de Cultura e a importância de criação e implantação de mecanismos para a salvaguarda dos bens culturais.

O encontro também foi marcado pela aplicação de uma nova metodologia, com uso de perguntas-chave lançadas para provocar a reflexão, levando em consideração as comunicações proferidas durante o Seminário. Essas reflexões foram retomadas ao final do Seminário, quando os colaboradores se reuniram por Setores, e se debruçaram sobre a tarefa de estabelecer relações entre o conteúdo geral (eclesial e análise de conjuntura política) e o tema prioritário de cada Setor.

Ao final do III Seminário da Ação Evangelizadora no Contexto Educativo e Cultural, os colaboradores seguiram para os encontros específicos de cada Setor. Nos Encontros de Colaboradores, realizados entre a tarde do dia 01 e a manhã do dia 02 de fevereiro, foram trabalhados os temas prioritários eleitos por cada Setor da comissão.

Setor Educação – A missão do Setor Educação na pastoral junto às escolas públicas: as instituições de ensino públicas (municipais, estaduais e federais), segundo o Censo Escolar de 2018, são as maiores responsáveis pelo oferecimento de educação básica no país, atendendo cerca de 80% dos estudantes, concentrando, também, um maior número de professores. Associado a isso, a questionável qualidade do ensino e a falta de estrutura de apoio aos educadores constituem um desafio à ação pastoral da Igreja, que deve encontrar meios para ser presença neste contexto marcado pela laicidade e pela carência de agentes.

Setor Cultura – A implantação da Pastoral da Cultura e o cuidado integral com a vida: Desde as origens da pregação do Evangelho a Igreja vivencia o processo da experiência de encontro e comparação com as culturas. Assim, o mundo da cultura se constitui num areópago onde a ação pastoral da Igreja precisa estar inserida. A implantação ou a articulação da Pastoral da Cultura no Brasil é, portanto, uma resposta à missão da Igreja no mundo. No âmbito dos 18 Regionais da CNBB esse processo deverá fomentar o diálogo com o mundo das artes, das ciências e do saber, dando atenção às expressões culturais que compõem a identidade cultural da Igreja no Brasil, bem como pensando projetos que proporcionem o acesso à cultura para as realidades mais carentes.

Setor Universidades – Saúde mental na educação superior: a vida de estudos pode apresentar aos universitários e pós-graduandos uma série de dificuldades e desafios que repercutem em diversos âmbitos da vida, inclusive a saúde mental. Uma pesquisa divulgada no ano de 2016 pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) revelou que, no ano de 2014, um percentual expressivo dos alunos de cursos de graduação de universidades federais necessitou de ajuda psicológica. Dados como este apontam para a necessidade de construção de metodologias de estudo adequadas, que favoreçam o cuidado com a saúde mental durante essa etapa da vida.

Setor Ensino Religioso – A confessionalidade do Ensino Religioso e sua efetivação nas escolas públicas do Brasil: o ensino religioso confessional, previsto no Art. 11 do acordo firmado no dia 13 de novembro de 2008 entre a Santa Sé e a República Federativa do Brasil, é um assunto que ainda suscita muitas discussões, mesmo após o Supremo Tribunal Federal ter se posicionado sobre a sua constitucionalidade, em 27 de setembro de 2017. Mesmo sendo uma das principais conquistas alcançadas com o Acordo Brasil x Santa Sé de 2008, a realidade do Brasil como um país multiétnico, marcado pela pluralidade de expressões religiosas, torna o exercício do ensino religioso confessional na escola pública um desafio.

Setor Bens Culturais – Bens Culturais e captação de recursos: tema escolhido a partir do cenário pouco otimista no que diz respeito à preservação do patrimônio histórico em 2020, a partir da previsão de uma redução orçamentária de aproximadamente 70%. Este quadro, que dificultará ainda mais a adoção de medidas para a preservação do patrimônio, poderá resultar em paralisações de obras e projetos em andamento, bem criar obstáculos ao início de novas obras.

Com informações da colaboradora da comissão,  Taciane Barros de Melo

Tags:

leia também