O Conselho Missionário do Regional Norte 2 (Comire) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou assembleia eletiva, nos dias 17 e 18 de janeiro, em Belém (PA). Na ocasião, o atual coordenador, padre Nello Ruffaldi, foi escolhido para mais três anos de mandato.
Nove dioceses do regional, que compreende os estados do Pará e do Amapá, foram representadas no encontro. Nos primeiros momentos da reunião, os participantes partilharam os trabalhos realizados em parcerias com organizações da sociedade civil em combate à exploração infantil, a realização de acampamentos missionários e da marcha missionária, os resultados das escolas de formação e o fortalecimento dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis).
As dioceses que ainda não possuem os Conselhos estruturados apresentaram as atividades desenvolvidas em âmbito local. A implantação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), os grupos de Juventude Missionária e as missões em áreas indígenas foram trabalhos citados.
O bispo de Óbidos (PA) e referencial para a Missão no regional Norte 2 da CNBB, dom Dom Bernardo Johannes Bahlmann, esteve presente no encontro e testemunhou a atuação de missionárias em áreas de difícil acesso, como os locais em ocorrem as missões com os povos indígenas. “As mulheres chegam onde os homens não chegam. As religiosas estão transformando a diocese”, agradeceu.
Durante a missa, no dia 18, dom Bernardo recordou a vocação dos envolvidos em atividades missionárias e citou o Evangelho. “Como João e André também somos enviados a apresentar Cristo as todas as pessoas”, afirmou.
Formação
A assembleia do Comire do regional Norte 2 também contou com momentos de formação. Os presentes puderam estudar um texto do Conselho Missionário Nacional (Comina) sobre Missão e Cooperação Misisonária, com orientações para a animação missionária da Igreja no Brasil.
A assessora da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, irmã Dirce Gomes da Silva, explicou aos presentes sobre a importância da formação, da espiritualidade, das informações e da cooperação como elementos importantes para o desenvolvimento da caminhada missionária dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis) e Regionais (Comires).
Planejamento
Também foi realizado o planejamento das atividades do Comire para 2015. Será dada prioridade para as visitas aos Comidis pela coordenação, realização de formações para fortalecimento dos conselhos existentes e estruturação nas dioceses que ainda não possuem, além da implementação dos elementos sugeridos por irmã Dirce Gomes.
Com informações do Regional Norte 2