Os bispos e assessores que integram a Comissão Episcopal para a Comunicação Social (Cepac) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), bispos referenciais da Comunicação de seis regionais, juntamente aos representantes dos setores comunicativos da Igreja no Brasil, Pascom Brasil, Signis Brasil (televisões e rádios católicos) e a Assessoria de Comunicação da CNBB encontraram-se virtualmente, na terça-feira, 26 de setembro. O encontro foi promovido pela Comissão de Comunicação da CNBB e coordenado por seu presidente, o bispo de Campo Limpo (SP), dom Valdir José de Castro.
O bispo de Oeiras (PI), referencial da Comunicação no regional Nordeste 4 da CNBB e também membro da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Edilson Soares Nobre, fez uma retomada histórica da comunicação na Igreja no Brasil.
Durante a reunião, os bispos referenciais da Comunicação de seis regionais da CNBB, a partir de uma escuta atenta e das realidades que acompanham, apresentaram sugestões e expectativas que deverão constar no 24º Plano de Pastoral da Comunicação da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio, plano que está sendo sistematizado pela Comissão de Comunicação da CNBB.
Setores Comunicacionais
Os representantes dos Setores Comunicacionais da Igreja no Brasil também apresentaram os destaques das suas frentes de trabalho. O coordenador nacional da Pastoral da Comunicação do Brasil, Marcus Tulius, ressaltou o caráter transversal da Pascom Brasil a toda a Igreja, apresentou como está organizada (Grupos de Trabalho) e sua articulação em 16 regionais da CNBB.
O representante da Pascom Brasil também falou de outras frentes de trabalho em curso, como a Escola de Comunicação, curso de pós-graduação, serviço de escuta aos pasconeiros e formação sobre a edição atualizada do Diretório de Comunicação em parceria com Edições CNBB.
Entre outros pontos, o representante da Signis Brasil, organização que articula televisões e rádios católicas, Alessandro Gomes, também apresentou a organização da qual é um dos dirigentes. Ressaltou que a Signis está em fase de planejamento estratégico, apresentou o resultado do Censo das Rádios (170 emissoras responderam) e também falou dos projetos desenvolvidos.
O assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, falou também do processo de planejamento estratégico em curso na Ascom, destacou o trabalho que está sendo feito de atender à presidência e comissões episcopais da Conferência e reforçou que está trabalhando para um reforço de posicionamento da CNBB numa comunicação positiva e propositiva.
A assessora da Cepac, Osnilda Lima, apresentou o trabalho que vem desenvolvendo a Comissão de Comunicação da CNBB, com ênfase para aos processos formativos sobre a Christus Vivit e Rumo à Presença Plena, a reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais proposta pelo Dicastério para a Comunicação do Vaticano.
Temas tratados
O grupo ainda refletiu sobre outros temas, iniciativas e projetos comunicacionais da Igreja no Brasil: 55ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB, o Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”, Comunicação Integrada na Igreja, iniciativas com os padres influenciadores e Influencers Católicos, ações do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom) da CNBB, 14º Mutirão de Comunicação e 8º Encontro Nacional da Pascom Brasil.
Os bispos referenciais de comunicação da Igreja no Brasil voltarão a se encontrar durante a 61ª Assembleia da CNBB, em abril de 2024, e de 11 a 12 de julho, também no próximo ano, no 8º Encontro Nacional da Pascom.
Referenciais de comunicação na reunião
- Bispo de Joinville (SC) e referencial para a Comunicação do regional Sul 4 da CNBB, dom Francisco Carlos
- Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) e referencial para a Comunicação do regional Sul 3, dom Juarez Albino
- Bispo de Guarapuava (PR), membro da Comissão de Comunicação da CNBB e referencial para a Comunicação do Sul 2, dom Hamilton José da Silva
- Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e referencial para a Comunicação no regional Leste 2, dom Joaquim Giovani Mol
- Bispo de Oeiras (PI), referencial da Comunicação no regional Nordeste 4 e também membro da Comissão para a Comunicação da CNBB, dom Edilson Soares Nobre
- O arcebispo de Vitória da Conquista (BA), referencial para Comunicação do Nordeste 3
O referencial de comunicação do regional Leste 3, que também participou da reunião, é o padre Patric Silva Wanderley.
