Comissão Pastoral para a Cultura e a Educação do regional Sul 3 realizará Fórum de Educação Estadual

Objetivo é unir e articular uma educação mais humanizada, que cuide das famílias e professores, e enriquecer a educação desde a base

A partir de reunião realizada nesta segunda-feira, 28, os membros da Comissão Pastoral para a Cultura e a Educação do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiram pela realização de Fórum Estadual de Educação do Regional Sul 3. Eles estiveram reunidos para socializar e refletir a evangelização no mundo da cultura e educação no atual contexto. 

A opção foi entendida após a apresentação e partilha das atividades realizadas na arquidiocese, dioceses, movimentos e pastorais, e também após debate sobre os desafios atuais para a Cultura e a Educação na região, além de desdobramentos do II Encontro da Pastoral da Educação, da região Sul, realizado em Curitiba (PR), em julho de 2015.

O objetivo do Fórum Estadual de Educação é unir, articular e fomentar uma educação mais humanizada e que cuide da família e dos professores, com objetivo de enriquecer a educação desde a universidade, nas escolas públicas e privadas.

A primeira edição do fórum acontecerá dia 18 de julho de 2016, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS), com a temática: “Educação e a Família”.

Estiveram presentes representantes das Pastorais da Educação da arquidiocese de Porto Alegre (RS) e das dioceses de Caxias do Sul (RS), Novo Hamburgo (RS), Erexim (RS), Frederico Westphalen (RS) e Rio Grande (RS). 

Designado em maio deste ano como referencial da Comissão para a Cultura e Educação no regional, o bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Leomar Brustolin, falou sobre o cargo. “Ao iniciar este caminho de colaboração, pretendo conhecer o que existe, escutar os desafios e refletir sobre perspectivas a serem assumidas”, afirmou. 

Após citar a constituição dogmática Gaudium et Spes, dom Leomar reiterou que a educação de vertente cristã visa formar homens e mulheres capazes de pensamento crítico, dotados de elevado profissionalismo, contudo, marcados pelo humanismo integral e solidário. “Trata-se de uma formação voltada para o transcendente, que pretende uma comunidade educativa que coloque sua competência ao serviço do bem comum. Isso sugere discernir “os acontecimentos, nas exigências e nas aspirações de nossos tempos […], quais sejam os sinais verdadeiros da presença ou dos desígnios de Deus”, explicou.

Os princípios norteadores da Pastoral da Educação suscitam a reflexão, afirmou o representante da diocese de Frederico Westphalen, padre Vilmar Rodrigues. “A minha impressão da reunião é a importância da família e a preocupação com a educação. A educação se dá na família e a escola continua agregando valores. Família e a escola precisam andar juntas”, destacou.  

“O encontro foi muito bom porque nos trouxe elementos que irão animar o nosso trabalho em cada diocese. Ao se reunir com os amigos de outras dioceses, saímos fortalecidos para a missão”, concluiu a representante da diocese de Erexim, Lourdes Pedrotti Bergamin.

Com informações do regional Sul 3 

 

Tags: